• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2007.tde-15122022-182300
Document
Auteur
Nom complet
Liem Hani da Alcantara
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Coelho, Nelly Novaes (Président)
Caniato, Benilde Justo Lacorte
Gregorin Filho, Jose Nicolau
Iannace, Ricardo
Rodrigues Filho, José Maria
Titre en portugais
Palavra: rota de salvação em Xerazade e os Outros e As horas nuas
Mots-clés en portugais
Fernanda Botelho
Literatura brasileira
Literatura comparada
Literatura portuguesa
Lygia Fagundes Telles
Resumé en portugais
A tragicidade permite ser um canal comunicante entre o romance português, Xerazade e os Outros - Romance/Tragédia em forma de (1964) , de Fernanda Botelho e o brasileiro, As horas nuas (1989), de Lygia Fagundes Telles, por seu objeto que, não necessariamente possível, mas crível, nasce da tensão entre o ser e o mundo. É nesse estado de não-estar ou de não-poder-estar, ou, ainda, não-ser que as personagens vivenciam seus papéis.São pelas ações, especificamente pelos discursos praticados (monólogo ou diálogo interiores), que elas se descobrem e legitimam a metamorfose de personagem em personalidade. É pela palavra que as personagens re-criam seu mundo ou reformam sua visão distorcida de mundo, isto é, é pela Arte que elas engendram um novo olhar ou uma nova realidade.Assim, é que, Rosa Ambrósio, em As horas nuas, preenche de significado seu tempo vazio; que o gato Rahul conhece a si e aos outros através das migrações temporais; que a analista Ananta Medrado rompe com a lógica e se encontra na loucura. Ainda, é pela mesma rota que, em Xerazade e os Outros - Romance/Tragédia em forma de, Maria Luísa rompe com a cancela que a prende a tudo que representa seu esposo (big boss); que Gil Dinis dá significado ao seu olhar compromissado, até então, com a banalidade; que Alberto Fontinhas arquiteta seu mundo consciente, mesmo que anemicamente.Enfim, instrumentalizadas de uma apurada técnica de organização literária e utilizando-se de estruturação anti-linear, seja pela multiplicidade de vozes, seja pelo fluxo-de-consciência, que Fernanda Botelho e Lygia Fagundes Telles, conseguem superar as limitações do discurso tradicional e proporcionar aos romances, Xerazade e os Outros - Romance/Tragédia em forma de e As horas nuas, uma força criativa excepcional, a ponto de torná-los num mecanismo de luta contra o cotidiano banalizado e do non-sense
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
The calamity allows be a comunication canal between the Fernanda Botelhoss Portuguese romance "Xerazade and the Others" (1964) and the Ligia Fagundes Telles' Brazilian one called "The Naked Hours" (1989), by its purpose that its not necessary possible, but credible, it rises from the tension between the being and the world. In this conditions of not-stay or not-able to be, either so not-to be the characters who live deeply their rules. By their actions, specificaily by the perfomed speeches (monologue or interior dialogue), that they uncover and legitimize the metamorphosis from the character to the personality. Its from the words that the characters recreate their world or remodel their distorted vision ofthe world. So, by the Art that day produces a new view or a new reality. This way is that Rosa Ambrósio in the novel "The naked Hours" fills of meanings her empty life; the cat-Rahul knows itself and the others through the secular migrations, that the analist Ananta Medrado breaks with the logical and fínd herself in the madness. Still, by the same route in "Xarazade and the Others", Luisa Maria breaks the door that keeps her in evethings that represent her husband (big boss); Gil Dinis gives a meaning to his compromissed view with banality; Alberto Fontinhas plans his conscious world even so weakly. At last, based on accurated techinique of literary organization and using antilinear struturation, either for the multiplicity of voices or by the flow-of-conscience, that Fernanda Botelho e Ligia Fagundes Telles are able to superpass the limitation of the traditional speech and provide to the romances "Xerazade and the Others" and "The Naked Hours" the exceptional Creative force at the point of tuming them in a mechanism of fighting against the banalized quotidian and the non-sense
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-12-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.