• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-13072012-111124
Documento
Autor
Nombre completo
Adriana Falcato Almeida Araldo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Gregorin Filho, Jose Nicolau (Presidente)
Mendes, Maria dos Prazeres Santos
Rodrigues Filho, José Maria
Título en portugués
Sobre voltas e abandonos: literatura infantil/juvenil, reprodução e renovação de valores sociais
Palabras clave en portugués
dialogismo
educação
literatura infanto/juvenil
moralidade
parábola
Resumen en portugués
Este estudo, fundamentado numa perspectiva comparatista, estabelecendo conexões entre Literatura Infantil/Juvenil e sociedade, procura apresentar possíveis relações interdiscursivas e intertextuais existentes entre a parábola A Volta do Filho Pródigo, As Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi, Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato, Eu & Mim Mesmo de Flávio e de Souza e Tchau de Lygia Bojunga. Por meio desses textos, que se mostram como narrativas simbólicas, pretendeu-se examinar a maneira pela qual a literatura para crianças vem a imbricar processos de reprodução e renovação de valores sociais, enfatizando os processos discursivos, em especial, os processos que colocam em discussão valores provenientes de uma educação que privilegia a moral exemplar. O trabalho encontrou suporte nas ideias sobre dialogismo de Mikhail Bakhtin, levando em conta questões de ordem interacionista e aquelas referentes aos diálogos intertextuais, procurando evidenciar princípios morais e ideológicos veiculados por tais textos, traços do discurso monológico e polifônico, elementos que contribuem para confirmar o fato de que a Literatura para crianças e jovens não se apresenta como uma arte inocente, mas desempenha papel significativo na sociedade como instrumento transmissor de ideologias, assumindo grande relevância na construção de identidades e na maneira de pensar e apreender o mundo.
Título en inglés
children´s literature, reproduction and renewal of social values
Palabras clave en inglés
Childrens Literature/youth
dialogism
education
morality
parable
Resumen en inglés
This study based on a comparative perspective, establishing connections between childrens Literature/youth and society, presents interdiscursive and intertextual relations between the parable of Return of the Prodigal Son, The Adventures of Pinocchio by Carlo Collodi, Reinações de Narizinho by Monteiro Lobato, I & Myself by Flavio de Souza and Bye by Lygia Bojunga. Through these symbolic narratives was possible to examine the way in which childrens literature imbricates processes of reproduction and renewal of social values, and the social discourses that show values from an education which sets a moral standard. This study finds support in Mikhail Bakhtins dialogism ideas, taking into account issues arising interactionism, which make reference to intertextual dialogue, putting in evidence the moral and ideologic principles , and monologic and polyphonic elements to show that literature for children and young adults is not presented as an innocent form of art in society. In fact, it plays a significant role in society, as an ideology transmitter, helping to build identities, and new ways to learn and to look into our world.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-07-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.