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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-11042013-121316
Document
Auteur
Nom complet
Rita de Cassia da Cruz Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Vasconcelos, Mauricio Salles de (Président)
Fonseca, Jair Tadeu da
Pietroforte, Antonio Vicente Seraphim
Titre en portugais
Singular e plural: os vários "eus" de Beleléu: uma análise da performance como linguagem nos primeiros discos de Itamar Assumpção
Mots-clés en portugais
Contemporaneidade
Itamar Assumpção
Linguagem
Música
Performance
Resumé en portugais
A proposta desta dissertação é analisar os aspectos relacional, performático e experimental na obra de Itamar Assumpção músico, compositor, instrumentista, arranjador, ator e performer , que chegou à cidade de São Paulo ainda na década de 1970 e trouxe à cena musical brasileira a desenvoltura do showman. Seu trabalho, ligado a uma atitude de renovação estética e de independência, ficou conhecido por romper com as formas tradicionais de compor, interpretar e, principalmente, de apresentar suas canções. Além de as diversas camadas de significação que iam desde as textuais até às sensoriais , sua obra apresentou também importantes aspectos cênico e performático, tornando marcante a presença de vários personagens em seu cancioneiro. Considerado inadvertidamente maldito por não se submeter às regras "disciplinantes" da indústria cultural, Itamar Assumpção permaneceu à margem e desconhecido do grande público durante toda a sua carreira, mas graças à sua autonomia intelectual e criativa pôde construir uma obra multiculturalista e polissêmica. Na primeira parte desta dissertação, exploramos pontualmente os aspectos performáticos de seu trabalho especialmente em seus primeiros três álbuns , como sua voz, suas canções, sua banda e seus personagens, bem como a relação que estabeleceu com o público e a crítica. Na segunda parte, mapeamos algumas de suas principais influências culturais e artísticas, além de investigar como Itamar Assumpção se relacionava com a contemporaneidade e suas identidades em trânsito. Por sim, aproximamos seus trabalhos experimentais da década de 1980 às produções contemporâneas do movimento Afrofuturista.
Titre en anglais
Singular and plural: the many "I's" of Beleléu: an analysis of the performance as language in the first records of Itamar Assumpção
Mots-clés en anglais
Contemporaneity
Itamar Assumpção
Language
Music
Performance
Resumé en anglais
The purpose of this study is to evaluate the relational, performativity and experimental aspects of Itamar Assumpção's work as a musician, composer, instrumentalist, arranger, performer and actor. He arrived in São Paulo in the 1970s and brought the resourcefulness of the showman to the Brazilian music scene. His work is linked with aesthetic renewal and independent attitude. In addition, he has been known to break with the traditional ways of composing and interpreting especially the way in which his songs are represented. Besides various layers of meaning, ranging from the textual to the sensory, his work also presented important scenic and performative aspects, making a remarkable presence of several characters in his repertoire. Considered inadvertently cursed by not submitting to the "disciplinants" rules of the cultural industry, Itamar Assumpção remained uncovered by and unknown to the general public throughout his career, yet thanks to his creative and intellectual autonomy he could build multicultural and polysemic work. In the first part of this study, we explore the timely performative aspects of his work, especially in his first three albums. In particular aspects of his voice, songs, band and his personality in addition to the relationship he established with audiences and critics. In the second part, some of the main cultural and artistic influences are mapped while investigating Itamar Assumpção in relation to contemporary times and identities in transit. Finally, we approach the experimental works of the 1980s to Afrofuturism movement's contemporary productions.
 
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Date de Publication
2013-04-11
 
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