• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-10082023-154744
Documento
Autor
Nome completo
Edson Salviano Nery Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Lugarinho, Mário César (Presidente)
Camargo, Fabio Figueiredo
Mendes, Leonardo Pinto
Valentim, Jorge Vicente
Título em português
Modos de se fazer homens: o masculino como projeto literário em Abel Botelho e Aluísio Azevedo
Palavras-chave em português
Abel Botelho
Aluísio Azevedo
Estudo comparativo
Estudos das masculinidades
Identidade nacional
Resumo em português
Estudo comparativo que tem como foco a análise da representação do masculino e das masculinidades nas obras O barão de Lavos (1922 [1891]), O Livro de Alda (1922 [1898]) e Amanhã (1924 [1901]), do autor português Abel Botelho; e Casa de pensão (1884), O cortiço (2015 [1890]) e Livro de uma sogra (1973 [1895]), do autor brasileiro Aluísio Azevedo. O principal objetivo deste estudo é viabilizar a leitura de um projeto literário que tem como intento último o exame da masculinidade e a prescrição de modos de se constituir como um homem, no século XIX. Para tanto, a tese se divide em três capítulos, os quais analisam, de maneira comparativa - entre as obras e as obras diante de teorias ligadas aos estudos do gênero e da masculinidade -, a utilização da noção de papéis sexuais como norteador para a representação das identidades de gênero nos romances; as prescrições para a elaboração e o exercício da masculinidade, a partir de paradigmas normativos; e, por fim, a análise da representação do corpo, compreendida como materialização da identidade de gênero e, portanto, elemento importante na representação literária do masculino e das masculinidades.
Título em inglês
Ways of men-making: the masculine as a literary project in Abel Botelho and Aluísio Azevedo
Palavras-chave em inglês
Abel Botelho
Aluísio Azevedo
Comparative study
Male's studies
National identity
Resumo em inglês
Comparative study that focuses on the analysis of the representation of the masculine and masculinities in the works O barão de Lavos (1922 [1891]), O Livro de Alda (1922 [1898]) and Amanhã (1924 [1901]), by the Portuguese author Abel Botelho; and Casa de pensão (1884), O cortiço (2015 [1890]) and Livro de uma sogra (1973 [1895]), by Brazilian author Aluísio Azevedo. The main objective of this study is to enable the reading of a literary project that has as its ultimate intent the examination of masculinity and the prescription of ways of constituting oneself as a man, in the 19th century. Therefore, the thesis is divided into three chapters, which analyze, in a comparative way - between the works and the works in the face of theories linked to the studies of gender and masculinity -, the use of the notion of sexual roles as a guide for the representation gender identities in novels; prescriptions for the elaboration and exercise of masculinity, based on normative paradigms; and, finally, the analysis of the representation of the body, understood as the materialization of gender identity and, therefore, an important element in the literary representation of the masculine and masculinities.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-08-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.