• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-08082023-124835
Document
Auteur
Nom complet
Esdras Soares da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Martin, Vima Lia de Rossi (Président)
Chauvin, Jean Pierre
Ferreira, Ligia Fonseca
Nascimento, Iracema Santos do
Titre en portugais
Representação de escritores negros em materiais didáticos de língua portuguesa: Machado de Assis e Cruz e Sousa
Mots-clés en portugais
Cruz e Sousa
Educação das relações étnico-raciais
Literatura afro-brasileira
Machado de Assis
Material didático
Sistemas privados de ensino
Resumé en portugais
O objetivo desta pesquisa é investigar a representação de Machado de Assis e Cruz e Sousa, escritores negros do século XIX, em materiais didáticos de sistemas privados de ensino, com especial atenção ao processo de branqueamento. Assim, realizou-se uma análise das apostilas de língua portuguesa, observando a maneira que as vidas, as obras e os contextos de produção desses escritores são apresentados, bem como as imagens reproduzidas. Também são considerados quais textos desses autores são utilizados, além de problematizar a maneira como eles são lidos, refletindo sobre as razões dessas preferências e qual é o impacto delas. Em articulação com referenciais teóricos sobre práticas de leitura literária, o resultado da análise é utilizado como ponto de partida para a elaboração e apresentação de propostas de leitura de Machado de Assis e Cruz e Sousa nas escolas.
Titre en anglais
Representation of black writers in Portuguese language teaching materials: Machado de Assis and Cruz e Sousa
Mots-clés en anglais
Afro-Brazilian Literature
Cruz e Sousa
Education and racial relations
Machado de Assis
Private education systems
Teaching material
Resumé en anglais
This research aims to investigate the representation of Machado de Assis and Cruz e Sousa, black writers of the 19th century, in didactic materials of private education systems, with particular attention to the whitening process. Thus, an analysis of the Portuguese language handouts was carried out, observing how these writers' lives, work, and production contexts are presented, as well as the reproduced photographs. It is also considered which texts by these authors are used, in addition to problematizing the way they are read, reflecting on the reasons for these preferences and what their impact is. In conjunction with theoretical references on literary reading practices, the result of the analysis is used as a starting point for preparing and presenting reading proposals for Machado de Assis and Cruz e Sousa in schools.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-08-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.