• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-08082023-124835
Documento
Autor
Nombre completo
Esdras Soares da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Martin, Vima Lia de Rossi (Presidente)
Chauvin, Jean Pierre
Ferreira, Ligia Fonseca
Nascimento, Iracema Santos do
Título en portugués
Representação de escritores negros em materiais didáticos de língua portuguesa: Machado de Assis e Cruz e Sousa
Palabras clave en portugués
Cruz e Sousa
Educação das relações étnico-raciais
Literatura afro-brasileira
Machado de Assis
Material didático
Sistemas privados de ensino
Resumen en portugués
O objetivo desta pesquisa é investigar a representação de Machado de Assis e Cruz e Sousa, escritores negros do século XIX, em materiais didáticos de sistemas privados de ensino, com especial atenção ao processo de branqueamento. Assim, realizou-se uma análise das apostilas de língua portuguesa, observando a maneira que as vidas, as obras e os contextos de produção desses escritores são apresentados, bem como as imagens reproduzidas. Também são considerados quais textos desses autores são utilizados, além de problematizar a maneira como eles são lidos, refletindo sobre as razões dessas preferências e qual é o impacto delas. Em articulação com referenciais teóricos sobre práticas de leitura literária, o resultado da análise é utilizado como ponto de partida para a elaboração e apresentação de propostas de leitura de Machado de Assis e Cruz e Sousa nas escolas.
Título en inglés
Representation of black writers in Portuguese language teaching materials: Machado de Assis and Cruz e Sousa
Palabras clave en inglés
Afro-Brazilian Literature
Cruz e Sousa
Education and racial relations
Machado de Assis
Private education systems
Teaching material
Resumen en inglés
This research aims to investigate the representation of Machado de Assis and Cruz e Sousa, black writers of the 19th century, in didactic materials of private education systems, with particular attention to the whitening process. Thus, an analysis of the Portuguese language handouts was carried out, observing how these writers' lives, work, and production contexts are presented, as well as the reproduced photographs. It is also considered which texts by these authors are used, in addition to problematizing the way they are read, reflecting on the reasons for these preferences and what their impact is. In conjunction with theoretical references on literary reading practices, the result of the analysis is used as a starting point for preparing and presenting reading proposals for Machado de Assis and Cruz e Sousa in schools.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-08-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.