• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-08082023-124835
Documento
Autor
Nome completo
Esdras Soares da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Martin, Vima Lia de Rossi (Presidente)
Chauvin, Jean Pierre
Ferreira, Ligia Fonseca
Nascimento, Iracema Santos do
Título em português
Representação de escritores negros em materiais didáticos de língua portuguesa: Machado de Assis e Cruz e Sousa
Palavras-chave em português
Cruz e Sousa
Educação das relações étnico-raciais
Literatura afro-brasileira
Machado de Assis
Material didático
Sistemas privados de ensino
Resumo em português
O objetivo desta pesquisa é investigar a representação de Machado de Assis e Cruz e Sousa, escritores negros do século XIX, em materiais didáticos de sistemas privados de ensino, com especial atenção ao processo de branqueamento. Assim, realizou-se uma análise das apostilas de língua portuguesa, observando a maneira que as vidas, as obras e os contextos de produção desses escritores são apresentados, bem como as imagens reproduzidas. Também são considerados quais textos desses autores são utilizados, além de problematizar a maneira como eles são lidos, refletindo sobre as razões dessas preferências e qual é o impacto delas. Em articulação com referenciais teóricos sobre práticas de leitura literária, o resultado da análise é utilizado como ponto de partida para a elaboração e apresentação de propostas de leitura de Machado de Assis e Cruz e Sousa nas escolas.
Título em inglês
Representation of black writers in Portuguese language teaching materials: Machado de Assis and Cruz e Sousa
Palavras-chave em inglês
Afro-Brazilian Literature
Cruz e Sousa
Education and racial relations
Machado de Assis
Private education systems
Teaching material
Resumo em inglês
This research aims to investigate the representation of Machado de Assis and Cruz e Sousa, black writers of the 19th century, in didactic materials of private education systems, with particular attention to the whitening process. Thus, an analysis of the Portuguese language handouts was carried out, observing how these writers' lives, work, and production contexts are presented, as well as the reproduced photographs. It is also considered which texts by these authors are used, in addition to problematizing the way they are read, reflecting on the reasons for these preferences and what their impact is. In conjunction with theoretical references on literary reading practices, the result of the analysis is used as a starting point for preparing and presenting reading proposals for Machado de Assis and Cruz e Sousa in schools.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-08-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.