• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2001.tde-07092022-092755
Document
Auteur
Nom complet
Liem Hani da Alcantara
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2001
Directeur
Jury
Coelho, Nelly Novaes (Président)
Caniato, Benilde Justo Lacorte
Lopondo, Lilian
Titre en portugais
Do labirinto à ascensão do ser feminino: um estudo comparativo entre "A madona" de Natália Correia e "A casa da paixão" de Nélida Piñon
Mots-clés en portugais
Literatura brasileira
Literatura portuguesa
Natália Correia
Nélida Piñon
Resumé en portugais
Da leitura às obras "A casa da paixão" e "A madona", a primeira produzida no seio pátrio por Nélida Piñon e a última, nas terras portuguesas por Natália Correia, depreendem-se pontos de confluências e divergências. Entretanto, o propósito dessa monografia limitar-se-á a demonstrar que a estrutura do labirinto, como via de acesso à imagem feminina forjada pela Natureza, é a pedra basilar dos romances comparados. Demonstração que se fará através do 'discurso' e da 'história', segundo nomenclatura de Todorov. Corrobora com essa inferência, de um lado, o seu caráter lingüístico e formal, ao imprimir a arquitetura de Dédalo à estrutura respectiva. Nesta, sua linguagem é um constante tecer de véus. Sua impenetrabilidade é o índice do medo e da liberdade. A leitura é um eterno tatear entre as paredes sinuosas do labirinto, é um processo de descobrir uma realidade mascarada. O leitor nesse jogo serpentino, proposto pela escritura experimentalista, é o voyeurista que transita por uma sucessão interminável de câmaras secretas em direção à cela em que a 'provável' verdade seja revelada. Por outro lado, a simbologia pilar que sustenta os enredos é análoga a que determina o sistema lingüístico, isto é, o labirinto, cuja concepção mítica constitui-se na visão do divino como a estrada que o iniciado deverá trilhar, a fim de salvaguardar-se do poder aniquilador da morte
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
Both from the reading and from the books: 'A casa da paixão (The house of passion) and 'A madona' (The madonna) - the first written by Nélida Piñon in her mother land Brazil and the second on Portuguese lands by Natália Correa, one can infer points of convergences and divergences. However, the main purpose of this monograph is to demonstrate that the structure of the labyrint as a way of acess to the feminine image forged by nature is, in fact, the fundamental principle of comparative romances. This shall be demonstrate through focus in the discourse and the story, according to Todorov´s nomenclature. On one hand, its formal and linguistic corroborate this inference by imprinting the architecture of Dedalo upon its respective structure. Here, its language is a constant "weave of veils". Its inviolability is the rate of fear and of freedom. Reading is it a everlasting search through the winding labirynth walls, it is a process of dicovering a masked reality. The reader trapped in this dazziling game proposed by the experimental writing, becomes the voyeur that goes through an endless succession of secret chambers toward the cell where the probable truth may be disclosed. On the other hand, the simbology that gives support ti the plots is analogous to that which determines the linguistics systems, in other words, it is the labyrinth, whose mytical conception consists in visioning the Divine as a road that "The Iniciate" will have to follow, in order to protect himself from the destructive power of death
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-09-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.