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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2001.tde-07092022-092755
Documento
Autor
Nome completo
Liem Hani da Alcantara
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Coelho, Nelly Novaes (Presidente)
Caniato, Benilde Justo Lacorte
Lopondo, Lilian
Título em português
Do labirinto à ascensão do ser feminino: um estudo comparativo entre "A madona" de Natália Correia e "A casa da paixão" de Nélida Piñon
Palavras-chave em português
Literatura brasileira
Literatura portuguesa
Natália Correia
Nélida Piñon
Resumo em português
Da leitura às obras "A casa da paixão" e "A madona", a primeira produzida no seio pátrio por Nélida Piñon e a última, nas terras portuguesas por Natália Correia, depreendem-se pontos de confluências e divergências. Entretanto, o propósito dessa monografia limitar-se-á a demonstrar que a estrutura do labirinto, como via de acesso à imagem feminina forjada pela Natureza, é a pedra basilar dos romances comparados. Demonstração que se fará através do 'discurso' e da 'história', segundo nomenclatura de Todorov. Corrobora com essa inferência, de um lado, o seu caráter lingüístico e formal, ao imprimir a arquitetura de Dédalo à estrutura respectiva. Nesta, sua linguagem é um constante tecer de véus. Sua impenetrabilidade é o índice do medo e da liberdade. A leitura é um eterno tatear entre as paredes sinuosas do labirinto, é um processo de descobrir uma realidade mascarada. O leitor nesse jogo serpentino, proposto pela escritura experimentalista, é o voyeurista que transita por uma sucessão interminável de câmaras secretas em direção à cela em que a 'provável' verdade seja revelada. Por outro lado, a simbologia pilar que sustenta os enredos é análoga a que determina o sistema lingüístico, isto é, o labirinto, cuja concepção mítica constitui-se na visão do divino como a estrada que o iniciado deverá trilhar, a fim de salvaguardar-se do poder aniquilador da morte
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
Both from the reading and from the books: 'A casa da paixão (The house of passion) and 'A madona' (The madonna) - the first written by Nélida Piñon in her mother land Brazil and the second on Portuguese lands by Natália Correa, one can infer points of convergences and divergences. However, the main purpose of this monograph is to demonstrate that the structure of the labyrint as a way of acess to the feminine image forged by nature is, in fact, the fundamental principle of comparative romances. This shall be demonstrate through focus in the discourse and the story, according to Todorov´s nomenclature. On one hand, its formal and linguistic corroborate this inference by imprinting the architecture of Dedalo upon its respective structure. Here, its language is a constant "weave of veils". Its inviolability is the rate of fear and of freedom. Reading is it a everlasting search through the winding labirynth walls, it is a process of dicovering a masked reality. The reader trapped in this dazziling game proposed by the experimental writing, becomes the voyeur that goes through an endless succession of secret chambers toward the cell where the probable truth may be disclosed. On the other hand, the simbology that gives support ti the plots is analogous to that which determines the linguistics systems, in other words, it is the labyrinth, whose mytical conception consists in visioning the Divine as a road that "The Iniciate" will have to follow, in order to protect himself from the destructive power of death
 
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Data de Publicação
2022-09-19
 
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