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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-05122019-175949
Documento
Autor
Nome completo
Osvaldo Sebastião da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Chaves, Rita de Cassia Natal (Presidente)
David, Debora Leite
Muraro, Andréa Cristina
Silva, Rejane Vecchia da Rocha e
Título em português
O socialismo fora do lugar. Forma literária e matéria social em Manuel Rui
Palavras-chave em português
Angola
Forma literária
Manuel Rui
Matéria social
Socialismo
Resumo em português
Quem me dera ser onda (1982), de Manuel Rui (Huambo, 1941 -) constitui, reconhecidamente, um momento alto da ficção angolana pós-independência, com implicações extraliterárias muito próprias. Quase por unanimidade, a crítica encarou a narrativa sob ângulo da sátira social ou costumbrista, em que o acento recaiu sobre a caricatura de comportamentos considerados desviantes dos padrões de sociedade almejados pelos ideais revolucionários dos idos de 1980. Sem desmerecermos tais interpretações, antes incorporando-as por entendermos fazerem parte de um processo de acumulação crítica, do qual toda a leitura seguinte se beneficia, nosso argumento vai em sentido diverso, a saber: sem prejuízo da feição caricata, a comicidade a que a conduta das personagens se presta consiste na formalização de um jogo de ambivalências, desajustes e contrassensos que deixam entrever a especificidade de um sistema de relações sociais, aquele que resultou do (de)encontro da ideologia do proletariado com a experiência local de uma ex-colônia portuguesa a sul do Saara.
Título em francês
Le socialisme hors de propos. Forme littéraire et matière sociale chez Manuel Rui
Palavras-chave em francês
Angola
Forme littéraire
Manuel Rui
Matière sociale
Socialisme
Resumo em francês
Quem me dera ser onda (1982), de Manuel Rui (Huambo, 1941 -), est certes un point fort de la fiction angolaise de laprèsindépendance, avec ses propres implications extra-littéraires. Presque à lunanimité, la critique a envisagé le récit sous langle de la satire sociale ou costumbriste, dans laquelle laccent était mis sur la caricature de comportements considérés comme déviants des standards de la société recherchés par les idéaux révolutionnaires des années 1980. Sans nuire à de telles interprétations, comme nous comprenons quils font partie dun processus daccumulation critique dont bénéficient toutes les lectures suivantes, notre argument va dans un sens différent, à savoir: sans préjudice de la caricature, la comédie à laquelle se prête le comportement des personnages consiste en une formalisation dun ensemble dambivalences, dadéquations et de contre-idées révélant la spécificité dun système de relations sociales résultant de la rencontre de lidéologie du prolétariat avec lexpérience locale dune ancienne colonie portugaise située au sud du Sahara.
 
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Data de Publicação
2019-12-05
 
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