• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-03092019-143327
Documento
Autor
Nombre completo
Ecila Lira de Lima Mabelini
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Gregorin Filho, Jose Nicolau (Presidente)
Cunha, Maria Zilda da
Polido, Nagila Euclides da Silva
Valenzuela, Sandra Trabucco
Título en portugués
SOBRE LOBOS, MENINAS E FLORESTAS: Literatura infantil/Juvenil e Valores Sociais
Palabras clave en portugués
Imaginário
Leitor
Literatura infantil
Literatura juvenil
Livro
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem como objetivo primeiro investigar as transformações nos textos literários para crianças e jovens, oriundos de mudanças nas relações sociais, e verificar em que medida a literatura infantil e mesmo a juvenil tem exteriorizado no seu universo textual novas maneiras de percepção sobre as narrativas primordiais ou clássicas, consolidadas como tal a partir do século XVII. Na contemporaneidade, sobretudo a partir da segunda metade do século XX no Brasil da releitura do novo texto infantil, observou-se que tais narrativas e seus valores outrora marcados pela presença de uma pedagogia altamente moralizante e excludente, agora reorganizam as estratégias de captação para retomar não só os clássicos ou histórias que caíram no gosto da criança e do jovem, no passado, mas ainda para atualizar narrativas capazes de fazer parecer serem outras, dado o novo arranjo da vestimenta destas novas histórias que intencionam, de modo significativo, evidenciar uma literatura com mais recursos de visualidade e plasticidade, bem como um modo de ser e de estar dessa nova criança e também do jovem num mundo de valores diversos, cujos reflexos corroboram um universo literário de atualizadas prescrições. Assim, tomou-se como corpora as obras Chapeuzinho Amarelo (2006), de Chico Buarque, ilustração de Ziraldo, Chapeuzinho Vermelho (1996), de Charles Perrault, Chapeuzinho Vermelho, dos Grimm (2009), Sapato de salto (2011), de Lygia Bojunga, Antecedentes de uma famosa história (2010), de Carolina Alonso, ilustração de Mariana Massarani, conto publicado em Não era uma vez: contos clássicos recontados coletânea de autores latino-americanos, A outra história de Chapeuzinho Vermelho (2016), de Jean-Claude R. Alphen, ilustrada pelo próprio autor e as intersecções forjadas no texto Preciosidade (1991), de Clarice Lispector, conto publicado em Laços de família. Para tal investigação, foram utilizados como fundamentação teórica elementos dos Estudos Comparados de Literatura, bem como de outras ciências da linguagem afins, além de estudos sobre a gênese e a História da Literatura Infantil e, posteriormente, a Juvenil. Com base em estudos já desenvolvidos sobre essa modalidade de textos, busca-se adentrar mais um pouco nessa floresta ainda vasta de textos que refletem valores humanos e sociais.
Título en inglés
ABOUT WOLVES, GIRLS AND FORESTS: Child/Youth Literature and Social Values
Palabras clave en inglés
Book
Children's literature
Imaginary
Reader
Young's literature
Resumen en inglés
This research aims at investigating the transformations in literary texts for children and young people from social relations changes and at verifing the extent to which children's and still youth literature has externalized in their textual universe new ways of perception about primordial or classical narratives, consolidated as such from the seventeenth century. In contemporary times, the re-reading of the new children's text, especially since the second half of the twentieth century in Brazil, was observed that such narratives and their values were once marked by the presence of a highly moralizing and excluding pedagogy, now reorganize the capture strategies to resume not only the classics or stories that have fallen in the taste of the child and the youth in the past, but still to update narratives capable of making appear to be others, given the new arrangement of the "clothing" of these new stories that intend, in a significant way, a literature with more visuality features and plasticity, as well as a way of being of this new child and youth in a world of diverse values, whose reflections corroborate a literary universe of up-to-date prescriptions. Thus, it was taken as corpora the works Chapeuzinho Amarelo (2006), by Chico Buarque and illustrated by Ziraldo, Chapeuzinho Vermelho (1996), by Charles Perrault, Chapeuzinho Vermelho, by Grimm (2009), Sapato de salto (2011), by Lygia Bojunga, Antecedentes de uma famosa história (2010), by Carolina Alonso with illustration by Mariana Massarani, short story published in Não era uma vez: contos clássicos recontados - a collection of latin american authors, A outra história de Chapeuzinho Vermelho (2016), by Jean-Claude R. Alphen, illustrated by the author himself and the intersections forged in the text Preciosidade (1991), by Clarice Lispector, a tale published in Laços de Família. For this investigation, elements of Comparative Literature Studies, as well as other related language sciences and studies on the genesis and History of Children's and Juvenile Literature were used as theoretical basis. Based on studies already developed on this modality of texts, it aims at penetrating a little more in the still vast forest of texts that reflect human and social values.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-09-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.