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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-02032021-185835
Documento
Autor
Nombre completo
Heidi Strecker Gomes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Chauvin, Jean Pierre (Presidente)
Hansen, Joao Adolfo
Lachat, Marcelo
Oliva Neto, João Angelo
Título en portugués
Figura de Marília: aspectos da poética de Tomás Antônio Gonzaga
Palabras clave en portugués
Bucolismo
Marília de Dirceu
Poesia luso-brasileira
Século XVIII
Tomás Antônio Gonzaga
Resumen en portugués
O objetivo desta pesquisa é estudar a figura de Marília, central na obra Marília de Dirceu do poeta luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810). A partir de uma perspectiva histórica, buscamos evidenciar aspectos da poética do autor conforme as convenções retórico-poéticas de seu tempo. Analisamos tópicos formais e características discursivas desse poema em duas partes, a primeira editada em 1792 e a segunda, em 1799. Para tal, reexaminamos a longa tradição crítica brasileira que interpretou o idílio ficcionalizado no poema ou como expressão de uma subjetividade empírica ou como reflexo de determinada realidade social. Também desvinculamos a figura de Marília da personagem histórica Maria Doroteia Joaquina de Seixas, que a teria inspirado. Nesse sentido, o "casal de sonhos" Dirceu e Marília afasta-se da esfera biográfica e empírica, do mesmo modo que o discurso de Tomás Antônio Gonzaga é compreendido além da esfera documental e biográfica, deslocando-se para o terreno das convenções poéticas da segunda metade do século XVIII. Compreendida como poesia regrada retoricamente, ressaltamos aspectos da poética de Tomás Antônio Gonzaga que estruturam seu poema. Tendo esse ponto de partida, apontamos a centralidade da figura de Marília de Dirceu na obra lírica atribuída a Gonzaga, descrevendo algumas de suas "facetas": um nome da tradição bucólica, a interlocutora privilegiada da persona poética, a pastora que compõe o par com Dirceu, uma personagem da ficção mitológica, um retrato feminino pintado pelo poeta, e, por fim, como uma espécie de intermédio conciliatório entre a primeira e a segunda parte do poema.
Título en inglés
Figure of Marília: aspects of Tomás Antônio Gonzaga poetics
Palabras clave en inglés
18th century
Luso-Brazilian poetry
Marília de Dirceu
Pastoral
Tomás Antônio Gonzaga
Resumen en inglés
The purpose of this research is to study the figure of Marilia, central to the work Marília de Dirceu by the Luso-Brazilian poet Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810). From a historical perspective, we seek to highlight aspects of the author's poetics according to the rhetorical conventions of his time. We analyze formal topics and discursive characteristics of this extensive poem in two parts, the first edited in 1792 and the second in 1799. To this end, we examined the long Brazilian critical tradition that interpreted the fictionalized idyll in the poem or as an expression of an empirical subjectivity or as a reflection of a certain historical reality. We also dissociated Marília from the historical character Maria Doroteia Joaquina de Seixas, who would have inspired her. In this sense, the poetic couple Dirceu and Marilia moves away from the biographical and empirical sphere, in the same way that Tomás Antonio Gonzaga's discourse is understood beyond the documentary and biographical sphere, moving into the terrain of the poetic conventions of the second half of the 18th century. Understood as rhetorically ruled poetry, we highlight aspects of Tomás Antonio Gonzaga's poetics that structure his poem. Having this starting point, we point out the centrality of the figure of Marília de Dirceu in the lyrical work attributed to Gonzaga, describing some of her "facets": a name from the bucolic tradition, the privileged interlocutor of the poetic persona, the shepherdess who composes the poetic partnership with Dirceu, a character from mythological fiction, a female portrait painted by the poet, and, finally, as a kind of conciliatory intermediate between the first and second part of the poem.
 
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Fecha de Publicación
2021-03-02
 
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