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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-01062020-224650
Document
Auteur
Nom complet
Edimara Lisbôa Marteleto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Bueno, Aparecida de Fatima (Président)
Camargo, Luis Gonçales Bueno de
Carelli, Fabiana Buitor
Junqueira, Renata Soares
Titre en portugais
Estranhas Angélicas: confluências entre Manoel de Oliveira e Lúcio Cardoso
Mots-clés en portugais
Brasil e Portugal
Comparatismo literário
Geração de 1930
Personagem
Teatro e Cinema
Resumé en portugais
Estudo comparativo entre o filme O Estranho Caso de Angélica de Manoel de Oliveira e o texto da peça de teatro "Angélica" de Lúcio Cardoso, este trabalho mobiliza a escolha irônica para a onomástica dos títulos com o objetivo de trazer à discussão problemáticas sociológicas nas obras desses dois artistas de língua portuguesa, mais tranquilamente aproximáveis pelas confluências formais relacionadas a temáticas introspectivas e metafísicas que remetem aos grupos de estética católica da geração de 1930. Foi por meio da perspectiva crítica alargada acerca da construção de personagens, nos trânsitos interartístico e interdisciplinar, que se colocou em relação essas duas obras originalmente gestadas em meados do século XX, mas que só recentemente obtiveram recepção mais detida, devido à publicação da peça em 2006 e à concretização do filme em 2010. Dividindo a atenção entre as personagens protagonistas, aproximadas pelo fenômeno do duplo, e os dois conjuntos de personagens, subdivididos e imbricados segundo funções sociais resultantes de elaborações discursivas, em alguma medida, convergentes, buscou-se praticar as potencialidades transdisciplinares do comparatismo literário.
Titre en anglais
Strangers Angélicas: confluences between Manoel de Oliveira and Lúcio Cardoso
Mots-clés en anglais
1930s Generation
Brazil and Portugal
Character
Comparative Literature
Theater and Cinema
Resumé en anglais
Comparative study between the movie The Strange Case of Angelica by Manoel de Oliveira and the text of the play "Angelica" by Lúcio Cardoso, this work mobilizes the ironic choice for the titles onomastics in order to bring to the discussion sociological problems in the artworks by these two Portuguese-speaking artists, more easily approached by the formal confluences related to introspective and metaphysical themes, which refer to the groups of Catholic aesthetics of the 1930s generation. It was through the broader critical perspective about the construction of characters in the interartistic and interdisciplinary transits that put in relation these two works; originally gestated in the mid-twentieth century, but only recently received a more close reception, due to the publication of the play in 2006 and the filming of the movie in 2010. Dividing attention between the protagonist characters, approximated by the phenomenon of the double, and the two sets of characters, subdivided and intertwined according to social functions resulting from discursive elaborations, to some extent, convergents, we sought to practice the transdisciplinary potentialities of comparative literature.
 
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Date de Publication
2020-06-02
 
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