• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2009.tde-01022010-173537
Documento
Autor
Nombre completo
Rosemary da Silva Granja
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Oliveira, Paulo Fernando da Motta de (Presidente)
Figueiredo, Monica do Nascimento
Gomes, Simone Caputo
Inacio, Emerson da Cruz
Valentim, Jorge Vicente
Título en portugués
Brasileiros e portugueses: todos fora de lugar. A imagem do brasileiro torna-viagem na ficção camiliana
Palabras clave en portugués
Ficção portuguesa
Masculinidade
Modernidade
Nacionalidade
Torna-viagem
Resumen en portugués
No século XIX, a consolidação do mundo burguês fez surgir uma nova idéia de masculinidade. Esse homem moderno deveria ser capaz de promover regeneração nacional, por meio do progresso econômico, social e cultural. Em Portugal, nesse período, o fenômeno da emigração é uma perturbadora realidade que marca a produção ficcional de Camilo Castelo Branco. Seus personagens brasileiros torna-viagem - portugueses que retorna ao país após emigrar para o Brasil- aglutinam características do homem burguês e moderno. Para demonstrar essa hipótese, foram analisadas as obras Eusébio Macário, A corja, O cego de Landim e Os brilhantes do brasileiro, sob a ótica dos estudos acerca da masculinidade de George Mosse e Pierre Bourdieu e do conceito de fomentador, proposto por Marshall Berman em sua análise de Fausto de Goethe.
Título en inglés
Brazilians and portugueses: all out of place. The image of the 'torna-viagem' brazilian in the fiction of Camilo Castelo Branco
Palabras clave en inglés
Manhood
Modernity
Nationality
Portuguese narrative
Torna-viagem
Resumen en inglés
In the nineteenth century a new concept of manhood rose from the consolidation of the bourgeois world. This modern man was supposed to encourage national regeneration through financial, social and cultural progress. During this time, in Portugal, emigration started to come out as a disturbing reality, which is a relevant characteristic in the works of Camilo Castelo Branco, where Portuguese characters who had returned from Brazil the torna-viagem- embody features of both the bourgeois and modern man. This paper aims at proving this hypothesis true based on the analysis of Eusébio Macário, A Corja, O Cego de Landim and Os Brilhantes do Brasileiro, theoretical support from the manhood studies perspectives proposed by George Mosse and Pierre Bourdieu and the concept of developer from Marshal Berman's examination of Goethe's Faust.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-02-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.