• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-27012023-195539
Documento
Autor
Nombre completo
Flavia Cristina Aparecida Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Bianchi, Maria de Fátima (Presidente)
Gomide, Bruno Barretto
Marques, Priscila Nascimento
Pereira, Ana Carolina Huguenin
Título en portugués
Modernidade e sofrimento: intersecções entre Dostoiévski e Lima Barreto
Palabras clave en portugués
Dostoiévski
Lima Barreto
Literatura Comparada
Modernidade
Sofrimento
Resumen en portugués
No final da década de 1880, as obras dos escritores russos começaram a ser discutidas pelos intelectuais brasileiros. Esse movimento fazia parte de uma onda internacional propagada pela França a partir do ensaio O romance russo (1886), de Eugène-Melchior de Vogüé. Nesse ensaio, Vogüé dedica um capítulo à obra de Dostoiévski e o intitula "religião do sofrimento". O autor russo passa a ser conhecido no Ocidente como especialista nessa "religião". Lima Barreto (1881-1922) também foi inspirado por essa leitura e, em diversas ocasiões, citou os romances de Dostoiévski (1821-1881) que também são os escolhidos por Vogüé: Crime e castigo (1866) e Escritos da casa morta (1862). O escritor brasileiro destaca em suas menções à obra de Dostoiévski principalmente as imagens de sofrimento dos desvalidos e o efeito moralizante. Tendo em vista tal contexto, essa tese pretende analisar comparativamente os efeitos dos processos modernizantes nos personagens de Crime e castigo e Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909) e a presença da Europa Ocidental nas experiências de modernidade russa e brasileira.
Título en inglés
Modernity and suffering: intersections between Dostoevsky and Lima Barreto
Palabras clave en inglés
Comparative Literature
Dostoyevsky
Lima Barreto
Modernity
Suffering
Resumen en inglés
In the late 1880s, Russian writers' works began to be discussed by Brazilian intellectuals. This movement was part of an international trend disseminated from France starting from the essay The Russian Novel (1886) by Eugène-Melchior de Vogüé. In this essay, Vogüé devotes a chapter to Dostoyevksy's work entitled "the religion of suffering". The Russian author becomes known in the west as an expert in said "religion". Lima Barreto (1881- 1922) was also inspired by this reading and, in several occasions, quoted Dostoyevsky's (1821-1881) novels that were also selected by Vogüé: Crime and Punishment (1866) and The House of the Dead (1862). The Brazilian author highlights in his mentions of Dostoyevsky's work mainly images of the suffering of the destitute and its moralizing effect. With that context in mind, this dissertation intends to comparatively analyze the effects of the modernizing processes on the characters in Crime and Punishment and Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909) and Western Europe's role in the Russian and Brazilian experiences of modernity.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.