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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-24062020-190445
Documento
Autor
Nome completo
Letícia Pedreira Mei
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Ruesch, Arlete Orlando Cavaliere (Presidente)
Bonfitto Junior, Matteo
Francisco Junior, Mario Ramos
Titan Junior, Samuel de Vasconcelos
Título em português
Do caos ao universo: uma cosmologia da poética de Maiakóvski
Palavras-chave em português
Gêneros Literários
Lírica Moderna
Maiakóvski
Poesia Russa
Tradução Poética
Resumo em português
Este trabalho é produto da pesquisa dos três poemas longos líricos do poeta russo Vladímir Maiakóvski compostos antes da Revolução de 1917: Nuvem de Calças (1915), Flauta vertebral (1916) e O Homem (1916). Acreditamos que a lírica é o cerne de sua expressão poética em todas as vertentes artísticas às quais se dedicou. Isto nos ajuda a compreender a constituição do colossal eu-lírico maiakovskiano que se agiganta e se alça como farol orientador, dentro da sua cultura e da tradição com a qual dialoga. O intuito é refletir sobre as marcas da expressão do Eu-poeta na forma do poema longo, gênero híbrido em suas mãos, que constitui um verdadeiro sistema, concentrando e organizando núcleos temáticos e poéticos. Esses poemas dialogam entre si e com outros e lançam teias para formar um grande sistema lírico na obra de Maiakóvski. Para isso, dialogamos com alguns pensadores, críticos e poetas que refletiram sobre tais aspectos, como R. Jakobson, C. Frioux, B. Tomachévski, M. Tsvetáeva, O. Paz, B. Schnaiderman, N. Khardjiev, A. Cavaliere, V. Tiriôkhina, J. Rancière, A. Bosi, E. Staiger, dentre outros. Além dos estudos que buscam iluminar sua poesia, apresentamos três exercícios de tradução poética integral, anotada e comentada, do russo para o português brasileiro, destes poemas fundamentais para se conhecer a gênese de sua oficina poética. Maiakóvski orquestra a sinfonia cósmica de seus poemas-planetas e poemas-sóis. A poesia é o próprio universo. O deus que organiza o caos, o poeta.
Título em inglês
From chaos to universe : a cosmology of Mayakovsky's poetics
Palavras-chave em inglês
Literary Genres
Mayakovsky
Modern Lyricism
Poetic Translation
Russian Poetry
Resumo em inglês
This thesis results from the research of three long lyric poems of the Russian poet Vladimir Mayakovsky composed before the Revolution of 1917: A Cloud in Trousers (1915), Backbone Flute (1916) and The Man (1916). We believe the lyrical content is the core of his poetic expression in all the artistic approaches he was devoted to. That helps us understanding the formation of Mayakovsky's colossal poetic persona that looms and turns into a guiding light, within the culture and tradition with which it communicates. The intent is to reflect on the expression marks of the "Lyric-poet-I" in the form of a long poem, a hybrid genre in his hands, that forms a true system, concentrating and arranging poetic and thematic concepts. These poems communicate amongst themselves and with others and apply extensions to form a large lyrical system in Mayakovsky's works. In order to achieve that, we dialogue with some philosophers, critics and poets that reflected on such aspects, like R. Jakobson, C. Frioux, B. Tomachévski, M. Tsvetáeva, O. Paz, B. Schnaiderman, N. Khardjiev, A. Cavaliere, V. Tiriôkhina, J. Rancière, A. Bosi, E. Staiger, among others. Besides the studies that aim at illuminating his poetry, we present three exercises of integral poetic translation, annotated and commented, from Russian to Brazilian Portuguese, of these fundamental poems in order to be presented to the origin of his poetic framework. Mayakovsky orchestrates the cosmic symphony of this planet-poems and sun-poems. The poetry is the universe itself. The god that organizes chaos, the poet.
 
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Data de Publicação
2020-06-24
 
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