• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-03032010-105703
Documento
Autor
Nome completo
Andréia Lopes da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Jubran, Safa Alferd Abou Chahla (Presidente)
Ferreira, Francirosy Campos Barbosa
Hawi, Mona Mohamad
 
Título em português
Análise de guias culturais da Área de negociação à luz da teoria da Inteligência Cultural: o caso da cultura árabe
Palavras-chave em português
Cultura árabe
Guias culturais
Inteligência Cultural
Interação cultural
Resumo em português
Este trabalho traz um exame dos guias classificados como culturais, e elaborados especificamente para a área de comércio internacional. Procura verificar a qualidade das informações neles contida a respeito da cultura em geral e da cultura árabe em particular, e também sua eficácia no processo de contato intercultural, verificando se de fato cumprem seu papel de guiar o leitor rumo ao conhecimento das características culturais do país alvo, com a intenção de possibilitar e facilitar o contato entre diferentes culturas. O exame desses guias é feito a luz da Inteligência Cultural, conceito relativamente novo que propõe o desenvolvimento de habilidades e de flexibilidade para aprender e assimilar aspectos de uma cultura.
 
Título em inglês
Analysis of cultural guides from the area of negotiation under the light of Cultural Intelligence's theory: the case of arab culture
Palavras-chave em inglês
Arab culture
Cultural guides
Cultural Intelligence
Cultural interaction
Resumo em inglês
This work brings an examination of the guides classified as cultural guides, elaborated specifically for the area of international commerce. Its aim is to verify the quality of the information contained in them about culture in general and, the Arab culture particularly; and so its efficiency in the process of intercultural contact, verifying whether in fact they fulfill the role of guiding the reader onto the path of knowledge of cultural characteristics about a particular country, with the intention of making contact possible and facilitating the contact between different cultures. The examination of these guides is made through the theory of Cultural Intelligence, a concept relatively new which is centered on the development of skills and flexibility to learn and assimilate aspects of a new culture.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-03-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.