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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.1999.tde-31082022-114539
Document
Auteur
Nom complet
Claudeteane de Fatima Braga Rodrigues
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1999
Directeur
Jury
Novinsky, Anita Waingort (Président)
Beresin, Jaffa Rifka
Iokoi, Zilda Marcia Gricoli
Titre en portugais
Fonte para o estudo da História Colonial: leitura paleográfica de um Processo da Inquisição Portuguesa referente ao Brasil - Miguel de Mendonça Valladolid
Mots-clés en portugais
Não consta
Resumé en portugais
Miguel de Mendonça Valladolid nasceu na Espanha, foi levado pela mãe para Amsterdam onde foi circuncidado aos cinco anos de idade. Sua família, acusada de judaísmo, foi presa pela Inquisição de Lisboa e da Espanha. Fugindo para o Brasil, Miguel de Mendonça Valladolid desembarcou nos portos da Bahia em 1717 onde morou em casa de parentes, transformou-se em um importante mercador de cavalos e escravos. Apesar de ter-se batizado cristão, Miguel de Mendonça, continuou a praticar o judaísmo. Quando viajava pelo interior das capitanias, até as mais distantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ensinava a seus amigos cristãos-novos orações judaicas. Em São Paulo casou-se com uma cristã-velha, a qual tentou, sem sucesso, convertê-la ao judaísmo. Acusado de praticar o judaísmo, Miguel de Mendonça foi preso em São Paulo e ficou dois anos e onze meses nos cárceres de Lisboa. Na sua confissão à mesa inquisitorial revelou que no Brasil teve contato com vários crstãos-novos que praticavam os jejuns da Rainha Esther (Purim), do Tishe-Be-Av, do Yom Kipur e da Páscoa; vestiam roupas limpas e brancas às sextas-feiras, não trabalhavam aos sábados, e não comiam carne de porco e nem peixe de pele. Alguns dias antes de sair no auto de fé, Miguel de Mendonça confirmou seu judaísmo, confessando que praticou vinte e oito jejuns nos cárceres, confissão que não o absolveu. Foi condenado à fogueira em junho de 1731, deixando no Brasil seus descendentes. A peregrina vida de Miguel de Mendonça Valladolid e a oscilação de suas convicções religiosas são um exemplo da personalidade dividida dos marranos em seu dúbio comportamento. Procurarei mostrar nesta dissertação sua vida errante e o papel que os mercadores tiveram na transmissão do judaísmo no Brasil
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
Miguel de Mendonça Valladolid was born in Spain and his mother took him to Amsterdam, where he was circumcised when he was five years old. His family was accused of Judaism and was imprisioned by the Inquisition of Lisbon and Spain. Escaping toBrazil, Miguel de Mendonça Valladolid arrived at Bahia in 1717 where he lived in the home of his relatives. He became an important salesman of horses and slaves. Although be had been baptized Christian, Miguel de Mendonça Valladolid continued to practice secretaly his Jewish religion. When he travelled through the Brazilian jungle, till the most farest villages of Minas Gerais, Rio de Janeiro and São Paulo, he taught Jewish prayers to his friends, New-Christians. In São Paulo he married with an Old-Christian, and he tried without success to convince her to be Jewish. Accused of practicing the Jewish religion Miguel de Mendonça Valladolid was emprisioned in São Paulo. He stayed two years and eleven months in prison in Lisbon.In his confession to the Inquisitors, Miguel de Mendonça Valladolid said that in Brazil he had contact with various New-Christians that practiced jenish ceremonials, fasting during the Queen Esther (Purim), feast, and Tishe-Be-Av, Yom Kiput andPassover. They put on clean shirts on Fridays, didn't work on Saturdays and didn't eat pork and fish of skin. Some days before he apeared in Auto de Fé, Miguel de Mendonça Valladolid confirmed his Jewishness and assumed that he fasted twenty-eight times when the was in prison. This confession did not absolve him. He was condemned to dead and burned at the stake in June of 1731. His descendants remained in Brazil. The peregrine life of Miguel de Mendonça Valladolid and his oscillation between two religions are an example of the divided personality of the marranos and their dubious behaviour. I tried to show in this dissertation, the errant life and the role the merchants had in the transmission of (continue) (continuation) crypto judaism in Brazil
 
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Date de Publication
2022-08-31
 
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