• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.1999.tde-31082022-114539
Documento
Autor
Nombre completo
Claudeteane de Fatima Braga Rodrigues
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1999
Director
Tribunal
Novinsky, Anita Waingort (Presidente)
Beresin, Jaffa Rifka
Iokoi, Zilda Marcia Gricoli
Título en portugués
Fonte para o estudo da História Colonial: leitura paleográfica de um Processo da Inquisição Portuguesa referente ao Brasil - Miguel de Mendonça Valladolid
Palabras clave en portugués
Não consta
Resumen en portugués
Miguel de Mendonça Valladolid nasceu na Espanha, foi levado pela mãe para Amsterdam onde foi circuncidado aos cinco anos de idade. Sua família, acusada de judaísmo, foi presa pela Inquisição de Lisboa e da Espanha. Fugindo para o Brasil, Miguel de Mendonça Valladolid desembarcou nos portos da Bahia em 1717 onde morou em casa de parentes, transformou-se em um importante mercador de cavalos e escravos. Apesar de ter-se batizado cristão, Miguel de Mendonça, continuou a praticar o judaísmo. Quando viajava pelo interior das capitanias, até as mais distantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ensinava a seus amigos cristãos-novos orações judaicas. Em São Paulo casou-se com uma cristã-velha, a qual tentou, sem sucesso, convertê-la ao judaísmo. Acusado de praticar o judaísmo, Miguel de Mendonça foi preso em São Paulo e ficou dois anos e onze meses nos cárceres de Lisboa. Na sua confissão à mesa inquisitorial revelou que no Brasil teve contato com vários crstãos-novos que praticavam os jejuns da Rainha Esther (Purim), do Tishe-Be-Av, do Yom Kipur e da Páscoa; vestiam roupas limpas e brancas às sextas-feiras, não trabalhavam aos sábados, e não comiam carne de porco e nem peixe de pele. Alguns dias antes de sair no auto de fé, Miguel de Mendonça confirmou seu judaísmo, confessando que praticou vinte e oito jejuns nos cárceres, confissão que não o absolveu. Foi condenado à fogueira em junho de 1731, deixando no Brasil seus descendentes. A peregrina vida de Miguel de Mendonça Valladolid e a oscilação de suas convicções religiosas são um exemplo da personalidade dividida dos marranos em seu dúbio comportamento. Procurarei mostrar nesta dissertação sua vida errante e o papel que os mercadores tiveram na transmissão do judaísmo no Brasil
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
Miguel de Mendonça Valladolid was born in Spain and his mother took him to Amsterdam, where he was circumcised when he was five years old. His family was accused of Judaism and was imprisioned by the Inquisition of Lisbon and Spain. Escaping toBrazil, Miguel de Mendonça Valladolid arrived at Bahia in 1717 where he lived in the home of his relatives. He became an important salesman of horses and slaves. Although be had been baptized Christian, Miguel de Mendonça Valladolid continued to practice secretaly his Jewish religion. When he travelled through the Brazilian jungle, till the most farest villages of Minas Gerais, Rio de Janeiro and São Paulo, he taught Jewish prayers to his friends, New-Christians. In São Paulo he married with an Old-Christian, and he tried without success to convince her to be Jewish. Accused of practicing the Jewish religion Miguel de Mendonça Valladolid was emprisioned in São Paulo. He stayed two years and eleven months in prison in Lisbon.In his confession to the Inquisitors, Miguel de Mendonça Valladolid said that in Brazil he had contact with various New-Christians that practiced jenish ceremonials, fasting during the Queen Esther (Purim), feast, and Tishe-Be-Av, Yom Kiput andPassover. They put on clean shirts on Fridays, didn't work on Saturdays and didn't eat pork and fish of skin. Some days before he apeared in Auto de Fé, Miguel de Mendonça Valladolid confirmed his Jewishness and assumed that he fasted twenty-eight times when the was in prison. This confession did not absolve him. He was condemned to dead and burned at the stake in June of 1731. His descendants remained in Brazil. The peregrine life of Miguel de Mendonça Valladolid and his oscillation between two religions are an example of the divided personality of the marranos and their dubious behaviour. I tried to show in this dissertation, the errant life and the role the merchants had in the transmission of (continue) (continuation) crypto judaism in Brazil
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-08-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.