• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-28082012-124847
Document
Auteur
Nom complet
Ligia Nice Luchesi Jorge
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Amâncio, Moacir Aparecido (Président)
Durão, Fabio Akcelrud
Vasconcelos, Mauricio Salles de
Titre en portugais
Rua de mão única: uma leitura do romance Passado Contínuo de Yaakov Shabtai
Mots-clés en portugais
Espaço literário
Shabtai
Sionismo
Tel Aviv
Resumé en portugais
Yakov Shabtai (1934-1981), escreveu Passado Contínuo A lembrança das coisas, seu primeiro romance, quase trinta anos após a fundação de Israel, que saía de sua terceira guerra em 30 anos de existência. O romance expõe a vida de três homens, suas relações amorosas e familiares, seus projetos e frustrações, relacionando inúmeras outras personagens que afluem e somem ao longo do enredo. Seu cenário e também personagem é Tel Aviv, o qual será analisado sob o viés de Walter Benjamin em suas críticas ao processo de modernização de Paris como capital do século XIX. A hipótese de trabalho é que a mudança no contexto histórico, o póssionismo, entendido como outra elaboração para a história nacional de Israel, exigiu do escritor competente a articulação entre modos de contar mais complexos e questionadores, como uma meta-narrativa a qual influencia a criação de novas técnicas de escrita ficcional para a representação da cidade histórica ficcionalizada.
Titre en anglais
One hand street: space study in Yaakov Shabtai's Past Continuous
Mots-clés en anglais
Literary space
Shabtai
Tel Aviv
Zionism
Resumé en anglais
Yaakov Shabtai (1934-1981), wrote Past Continuous, his first novel, almost thirty years after the foundationof Israel, out of third war in 30 years of its rise. The novel exposes the lives of three men, their relationships and families, their projects and frustrations, showing numerous other characters who flock and disappear over the storyline. His scenario, and also a character, is Tel-Aviv, which will be analyzed under the bias of Walter Benjamin in his criticism on the modernization of Paris as the capital of the nineteenth century. The hypothesis is that the changes in the historical context, post-Zionism, understood as another narrative to the national history of Israel, required the coordination between the competent writer in order to tellmore complex ways and questioning, as a meta-narrative which influences the creation of new techniques of writing so as to represent the city's historical into the fictionalized way.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-08-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.