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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-28092021-211740
Documento
Autor
Nome completo
Gabriel Queiroz Guimarães Hernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Kawano, Marta (Presidente)
Bulhões, Marcelo Magalhães
Cunha, Cilaine Alves
Volobuef, Karin
Título em português
O corpo ausente: configurações literárias em Encarnação e A carne
Palavras-chave em português
Alencar
Alma
Corpo
Júlio Ribeiro
Naturalismo
Romantismo
Resumo em português
A tese tem como proposta estudar representações do corpo na literatura do final do período monárquico, a partir de dois romances: Encarnação (1877 - 1893), de José de Alencar, e A carne (1888), de Júlio Ribeiro. Tem-se por hipótese que, na figuração das personagens, os escritores incorporariam e dialogariam com noções discursivas externas aos dois textos do corpus ao elaborar seus entes ficcionais. A partir de descrições, de diálogos significativos, de ações presentes no enredo e de reflexões realizadas pelos narradores, o presente estudo relaciona, por meio de uma leitura próxima ao texto e atenta às escolhas lexicais e formais, os conceitos corpo e alma para compreender como esses discursos extraliterários, oriundos de diversas esferas, como a medicina, a religião, a filosofia, a biologia, dentre outros, possuíram ressonâncias nas escolhas estéticas das duas narrativas e configurariam o sentido interno para os termos mediante seu imbricamento na composição geral das obras. Com base nesse método de leitura, busca-se analisar, interpretar e restituir os enunciados à cadeia discursiva própria de seu tempo, assim como compreender alguns contrastes e algumas similaridades discursivos e históricos entre as tendências do Naturalismo e do Romantismo.
Título em inglês
The absent body: literary configurations in Encarnação and A carne
Palavras-chave em inglês
Alencar
Body
Júlio Ribeiro
Naturalism
Romanticism
Soul
Resumo em inglês
This thesis aim is to study the body representations of two Brazilian novels, both published in the final of the monarchic period: Encarnação, by José de Alencar, and A carne, by Júlio Ribeiro. The hypothesis is that, in the figuration of the characters, the writers would incorporate and dialogue with external discursive notions. From descriptions, meaningful dialogues, actions and the narrator reflections, this study relates, using a close reading technique attentive to formal choices that were made, the concepts of body and soul to understand how these extraliterary discourses - like medicine, religion, philosophy, biology, and others - had resonances in the esthetical choices of the two narratives and would configurate the internal meaning of the words on their contexts of use. Using this method, we analyze, interpret and replace the enunciations to their time, besides we seek to comprehend some discursive contrasts and similarities between Naturalism and Romanticism.
 
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Data de Publicação
2021-09-28
 
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