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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2012.tde-28082012-115838
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Vogt Maia Rosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Fonseca, Maria Augusta Bernardes (Presidente)
Andrade, Fabio Rigatto de Souza
Antelo, Raul Hector
Betti, Maria Silvia
Seincman, Eduardo
Título em português
Ensaios de uma dramaturgia limiar
Palavras-chave em português
Arte e vida
Dramaturgia
Ensaio
Literatura e outras artes
Teatralidade
Resumo em português
Tendo um conjunto de ensaios como base, esta tese busca discutir uma dramaturgia de cunho realista e contemporâneo, produzida por autores como Henry Ibsen, Harold Pinter e David Mercer, e suas relações com o contexto da adaptação audiovisual. Dentre os problemas abordados está o debate sobre a questão da teatralidade, ocorrido nos EUA, no final da década de 1960. A teatralidade é aqui entendida como expressão artística entre as linguagens artísticas tradicionais e contemporâneas, e como aproximação do universo da arte e da experiência cotidiana. Como parte do diálogo estão incluídas produções recentes no campo da pintura, música popular e documentário. Nesse aparato de questões, a produção ensaística também ganha visibilidade por meio de um ensaio audiovisual, produzido especialmente para este trabalho e apresentado em sua versão escrita e filmada.
Título em inglês
Essays of a threshold dramaturgy
Palavras-chave em inglês
Art and life
Dramaturgy
Essay
Literature and other arts
Theatricality
Resumo em inglês
Taking a body of essays, this dissertation examines a certain realist and a contemporary dramaturgy produced by authors such as Henry Ibsen, Harold Pinter and David Mercer, and discusses its relations with the audiovisual adaptation context. Among its subjects is the debate about theatricality which occurred in the U.S. in the late 1960s, understood as artistic expressions between traditional and contemporary artistic languages, as well as an approach between the universe of art and everyday experience. Recent productions in painting, popular music and documentary are also discussed alongside the essays. The question related to essayism itself is also addressed through an audiovisual essay, submitted in its written version and in the filmed one, both especially produced for this work.
 
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Data de Publicação
2012-08-28
 
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