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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-28022019-182832
Document
Auteur
Nom complet
Daniel Cavalcanti Atroch
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Meneses, Adelia Toledo Bezerra de (Président)
Morais, Marcia Marques de
Nogueira, Erich Soares
Rosenbaum, Yudith
Sperber, Suzi Frankl
Titre en portugais
Grande sertão: veredas: diabo, pacto e destino
Mots-clés en portugais
Grande sertão: veredas
João Guimarães Rosa
Literatura brasileira
Pacto fáustico
Resumé en portugais
O estudo propõe uma leitura do pacto diabólico no Grande sertão: veredas a partir de alguns dos numerosos causos que perpassam a narrativa, cuja constante são as trocas de destino ou conversões existenciais que se dão de forma assimétrica: um indivíduo de caráter ou condição social dominante imputa os reveses de sua sina a um subordinado, a exemplo do mote do dr. Hilário, personagem de um dos referidos causos: Um outro pode ser a gente; mas a gente não pode ser um outro, nem convém... Também é explorada a triangulação entre os personagens Riobaldo, Diadorim e Hermógenes, cujos destinos, apesar de autônomos, são indissociáveis, constituindo projeções fantasmáticas um do outro. O simbolismo do ouro, da prata e do chumbo, inarredável das mulheres que perpassam a vida de Riobaldo, é analisado em perspectiva comparada com Rei Lear, de William Shakespeare, enfocando sobretudo o chumbo, representação do mal, que utiliza o seu portador como escudo levando-o à morte, metáfora da atuação do indivíduo que se protege dos reveses da vida às custas de outro.
Titre en anglais
Grande sertão veredas: devil, pact and destiny
Mots-clés en anglais
Brazilian literature
Faustian pact
Grande sertão: veredas
João Guimarães Rosa
Resumé en anglais
The study proposes a reading of the devilish pact in Grande sertão: veredas, from some of the numerous tales that perpass the narrative, whose constant are the "exchanges of destiny" or "existential conversions" that occur asymmetric: an individual of dominant character or social condition imposes the setbacks of his fate to a subordinate, in the meaning of dr. Hilários lesson, character of one of the aforementioned tales: Um outro pode ser a gente; mas a gente não pode ser um outro, nem convém... The triangulation between Riobaldo, Diadorim and Hermógenes, whose destinies, although autonomous, are inseparable, constituting fantasmatic projections of each other, is also explored. The symbolism of gold, silver and lead, related to the women who prevail in Riobaldos life, is analyzed comparatively in relation to William Shakespeare's "King Lear", focusing mainly on lead, representation of evil, which protects itself with its wearer, leading him to death, a metaphor of the action of the individual who protects himself from the roughness of life at the expense of another.
 
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Date de Publication
2019-02-28
 
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