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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-24102022-124941
Documento
Autor
Nome completo
Isabel Ramos Monteiro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Zular, Roberto (Presidente)
Bischof, Betina
Galindez, Veronica
Moraes, Juliana Martins Rodrigues de
Título em português
Ao fim da dança: ensaios sobre o dançar e o fazer literário
Palavras-chave em português
Corpo
Dança
Ensaio
Ensaio literário
História da dança
Literatura comparada
Teoria literária
Testemunho
Resumo em português
O presente trabalho trata das relações entre a dança e a literatura. Ao fim do acontecimento da dança, o texto toma lugar e ocupa portanto um espaço ambíguo; a sua existência atesta continuamente o fim da dança que o motivou e, no entanto, possibilita que se acesse rastros de sensações e imagens de uma dança para sempre perdida. Colocamos em contato dois sistemas de expressão de naturezas bastante distintas: a dança, experiência efêmera, que segundo Tavares imprime sua história em "percursos dos movimentos traçados no ar" (TAVARES, 2008, p. 26); e o texto, inscrito no papel, que permanece mesmo quando a dança já não mais se apresenta possível diante de nossos olhos. A partir da análise dos recursos literários empregados pelos autores do corpus da pesquisa, procuramos entender de que maneira esses textos impactam o corpo do leitor. Poderia a escrita a partir da dança tornar-se um gesto de continuidade do movimento? Além disso, poderia essa escritura promover, de algum modo, uma reflexão acerca da relação entre dança, linguagem e literatura, influenciando os próprios projetos literários desses autores? Partimos, num primeiro momento, da análise de poemas e textos escritos especificamente a partir da dança, como é o caso dos poemas "Estudos para uma bailadora andaluza", de João Cabral de Melo Neto, e A alma e a dança, de Paul Valéry. Em seguida, relacionamos obras de dança com obras literárias sob o enfoque da queda e do peso do corpo, conceitos e experiências importantes, presentes na dança, desde o butô até a dança contemporânea. Por fim, buscamos analisar a entrada de movimentos pedestres, como o caminhar, em obras de dança, relacionando esse gesto com a entrada do "infra-ordinário", nas palavras de Georges Perec, na poesia, com o uso do verso livre, da escrita feita a partir de citações e referências do cotidiano, com a inclusão da própria experiência e reflexões sobre o ato de escrever, sobre o próprio corpo, sobre o ato de dançar. No final de cada capítulo há uma coda, que é tanto a preparação para o assunto do capítulo seguinte, quanto um modo mais experimental de exercitar a escrita como experiência de dança. A última coda é assumidamente poética e os acontecimentos pessoais vivenciados pela autora ao longo da dissertação dialogam com os assuntos e textos da pesquisa.
Título em inglês
At the end of dance: essays on dancing and literature
Palavras-chave em inglês
Body
Comparative literature
Dance
Essay
History of dance
Literary essay
Literary theory
Testimony
Resumo em inglês
This work deals with the relationship between dance and literature. At the end of a dance event, the text takes place and therefore occupies an ambiguous place; its existence continually certifies the end of the dance that motivated it, and yet it makes it possible to access traces of sensations and images of a dance forever lost. We start, at first, from the analysis of poems and texts written specifically from dance, such as the poem "Estudos para uma bailadora andaluza" by João Cabral de Melo Neto, and Dance and the soul by Paul Valéry. Then, it relates dance works with literary works under the focus of the fall and the weight of the body, which are important concepts and experiences in dance, from butoh to contemporary dance. Finally, we analyze the entry of pedestrian movements, such as walking, in dance works, relating this gesture with the entry of the "infra-ordinary" in the words of Georges Perec, in poetry, with the use of free verse, writing made from everyday quotes and references, with the inclusion of one's own experience and reflections on the act of writing, on the body itself, on the act of dancing. At the end of each chapter there is a coda, which is both a preparation for the subject of the next chapter and a more experimental way of exercising writing as a dance experience. In the last coda, the writing becomes openly poetic and the personal events experienced by the author throughout the writing of the dissertation dialogue with the subjects and texts of the research.
 
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Data de Publicação
2022-11-04
 
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