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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2015.tde-22122015-104010
Documento
Autor
Nombre completo
Ernesto José de Castro Candido Lopes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Bischof, Betina (Presidente)
Moura, Alex Sandro Calheiros de
Soares, Marcos Cesar de Paula
Título en portugués
Tradição e revolução: análise de La terra trema, de Luchino Visconti
Palabras clave en portugués
Cinema
La terra trema
Luchino Visconti
Neorrealismo italiano
Resumen en portugués
Esta dissertação apresenta os resultados de uma análise do filme La terra trema (1947), dirigido pelo italiano Luchino Visconti. Considerando a feição política da obra, procuramos evidenciar o modo como Visconti articula temática e formalmente em seu filme as contradições históricas da Itália do pós-guerra. Para refletirmos a concepção de realismo na cinematografia de Visconti, analisamos alguns artigos que Visconti, Mario Alicata e Giuseppe De Santis publicaram na revista italiana Cinema, no início da década de 1940. Por meio desses artigos, apresentamos o empenho dos autores em retomar a narrativa de Giuseppe Verga para a criação de um novo cinema. Também apresentamos uma leitura do ensaio Alguns temas da questão meridional (1926), de Antonio Gramsci. Com essa leitura, indicaremos linhas de convergências entre pensamento do marxista sardo, e os problemas figurados pelo filme. Através do diálogo com a crítica italiana, e da análise de algumas cenas do filme, refletimos a forma como essa constelação de problemas se configurou no filme La terra trema.
Título en inglés
Tradition and revolution: analysis of Luchino Visconti's movie La terra trema
Palabras clave en inglés
Cinema
Italian neorealism
La terra trema
Luchino Visconti
Resumen en inglés
This dissertation presents the results of an analysis of La Terra Trema (1948), directed by Luchino Visconti. Considering the political particularity of the movie, we tried to underline how Visconti articulates in his films thematically and formally the historical contradictions of the post-war Italy. In order to speculate the idea of realism in Viscontis filmography, we analyze articles written by Visconti, Mario Alicata e Giuseppe de Santi published in the Italian magazine Cinema, in the early 1940s. Through these articles, we present the effort of the authors to resume Guiseppe Vergas narrative for the creation of a new cinema. We also present a reading of Antonio Gramscis essay Some Aspects of the Southern Question (1926). With such a reading, we will indicate lines of convergence between Sardian Marxist thought and the problems figured by the film. Through the dialogue with the Italian criticism, and the analyzes of some scenes from the movie, we speculate the form how this constellation of problems have been set in the film La Terra Trema.
 
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Fecha de Publicación
2015-12-22
 
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