• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-20072021-184241
Documento
Autor
Nome completo
Júlia Pasinato Izumino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Bosi, Viviana (Presidente)
Bischof, Betina
Frias, Joana Matos
Stigger, Verônica Antonine
Título em português
No meio do reflexo: Ana Cristina Cesar e Vivian Maier
Palavras-chave em português
Ana Cristina Cesar
Fotografia
Poesia marginal brasileira
Vivian Maier
Resumo em português
Esta dissertação propõe uma análise dos autorretratos fotográficos de Vivian Maier e da poesia de Ana Cristina Cesar, buscando tecer relações de aproximação e elucidar as principais diferenças entre essas duas obras, especialmente, e entre a fotografia e a poesia, de modo geral. Para tanto, consideramos os usos dos gêneros autorreferenciais - isto é, os autorretratos, os diários e as correspondências íntimas, as dinâmicas de interlocução e apropriação da figura do outro, os mecanismos de corte e montagem por dissonância e, por fim, a centralidade da figuração dos gestos criativos, do fotográfico e da escrita, na construção de significados. Notamos também as relações que as duas artistas estabelecem com os seus contextos históricos e produtivos - a fotografia de rua estadunidense que Vivian Maier praticava e a poesia marginal brasileira, com a qual Ana Cristina Cesar dialogava intensamente - e as formas como se deram as publicações póstumas de suas obras.
Título em inglês
In the middle of the reflection: Ana Cristina Cesar and Vivian Maier
Palavras-chave em inglês
Ana Cristina Cesar
Brazilian marginal poetry
Photography
Vivian Maier
Resumo em inglês
This study offers a critical reading of Vivian Maier's photographic self-portraits and Ana Cristina Cesar's poetry, seeking to map out possible interactions and elucidate the main differences between these two works, especially, and between Photography and Poetry, in general. To build our argument, we consider the way self-referential genres - that is, self-portraits, diaries, and intimate correspondences - are used, the demand for and the appropriation of the figure of the other, the mechanisms of collage as a creative principle and, finally, the centrality of the creative gestures' representation, like writing and the photographic acts, as the basis for the construction of meaning. We also take note on the way that these two artists relate to and participate of their historical contexts - the North American street-photography that Vivian Maier practiced and the Brazilian marginal poetry, in which Ana Cristina Cesar somewhat took part - and comment on how their works' publications were posthumously handled.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-07-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.