• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-19112020-210143
Document
Auteur
Nom complet
Viviane da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Otsuka, Edu Teruki (Président)
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Marques Neto, Pedro
Rabello, Ivone Dare
Titre en portugais
Canções do sertão: a poesia na música caipira
Mots-clés en portugais
Análise literária
Literatura popular
Moda de viola
Música caipira
Resumé en portugais
A presente dissertação busca analisar um conjunto de canções, que tratam de diferentestemáticas do universo caipira, verificando como seu modo de vida, sua cultura e poesia sãorepresentados em suas músicas. À luz das pesquisas de Antonio Candido e Maria IsauraPereira de Queiros, tratamos das mudanças econômicas que descaracterizaram a vida docaipira, culminando em perda do tradicionalismo e, para muitos que migraram para a cidade, adificuldade de adaptação ao novo local. Além disso, buscamos reconhecer o valor literário esocial das canções, entendendo-as como um gênero voltado ao imaginário coletivo, quepossui caráter utilitário, sentimentos de pertencimento e comunhão com seu meio social e quefunciona como uma forma de reenraizamento da cultura caipira na cidade grande. A partir deum olhar que engloba o folclore, sociologia e análise literária, buscamos tornar próximo parao leitor, através da palavra e das imagens que suscitam, a visão do cantador caipira sobre seuuniverso, o que engloba sua adaptabilidade ao capitalismo crescente, seu respeito ao sagrado,a beleza ou saudade com que vê o seu sertão, e os sentimentos que não escapam a qualquerum de nós.
Titre en anglais
Songs of the hinterland: the poetry in country music
Mots-clés en anglais
Country music
Literary analysis
Moda de viola
Popular literature
Resumé en anglais
This dissertation seeks to analyze a set of songs, which deal with different themes from thecountry universe, analizing how its way of life, its culture and poetry are represented in theirsongs. In the light of Antonio Candido and Maria Isaura Pereira's researches, we talk aboutthe economics changes that mischaracterized the country bumpkin's life, culminating in a lossof traditionalism and, for those who migrated for the city, the difficulty of adapting to a newlocation. Furthermore, we seek to recognize the songs literary and social value, seeing them asa genre which is focused on the collective imagination, that has a utility character, feelings ofbelonging and communion with its social enviroment and and which functions as a way ofrerooting the country culture in the big city. From a look that includes folklore, sociology andliterary analysis, we seek to make it close to the reader, through words and images that evoke,the country singer vision about the universe, what encompasses its adaptability to the growingcapitalism, their respect to the holy, the beauty or the longing with wich they see theirhinterland and the feelings that don't escape any of us.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-11-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.