• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-19032024-104809
Document
Auteur
Nom complet
Diana Vieira de Oliveira Barbosa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Hossne, Andrea Saad (Président)
Nakagome, Patricia Trindade
Ramos, Tânia Regina Oliveira
Santos, Naiara Sales Araújo
Titre en portugais
O papel da comunidade Booktube na difusão e recepção da literatura canônica entre os jovens
Mots-clés en portugais
Booktubers
Formação do leitor
Leitor contemporâneo
Literatura canônica
Resumé en portugais
A presente pesquisa surgiu de uma reflexão acerca dos lugares que a literatura ocupa, atualmente, na nossa sociedade, para além da sala de aula tradicional. O tema central foi a investigação da(s) possibilidade(s) de utilização da comunidade Booktube como ferramenta de apoio motivacional durante o processo de letramento literário culto (introdução e encorajamento da leitura de clássicos literários). A pesquisa foi desenvolvida com o suporte da metodologia exploratória e descritiva. A coleta dos dados analisados de forma quali-quantitativa foi feita por meio da observação empírica de vídeos de diferentes canais de booktubers, de informações levantadas por meio da leitura de comentários nesses vídeos e, ainda, com o auxílio da pesquisa de campo que produziu questionários e entrevistas direcionados a dois diferentes grupos, ambos compostos por estudantes do 3° ano do Ensino Médio. O primeiro grupo foi composto por jovens que acompanhavam canais booktubers e o segundo grupo foi composto por jovens que não conheciam booktubers. O segundo grupo participou de uma oficina de leitura mediada por essa pesquisadora. Durante os encontros da oficina, a comunidade booktube foi apresentada a esse segundo grupo. A pesquisa se interessou também pela forma como o leitor contemporâneo se relaciona com duas categorias de obras, as chamadas literaturas culta e trivial, sem desconsiderar a problematização da relação dos booktubers com o mercado editorial, discutindo a transformação do livro em mercadoria e os interesses comerciais por trás da iniciativa booktube. Por fim, procurou compreender o papel da troca de experiência e da mediação de leitura para formação do leitor
Titre en anglais
The role of the Booktube community in the dissemination and reception of canonical literature among young people
Mots-clés en anglais
Booktubers
Canonical Literature
Contemporary reader
Reader formation
Resumé en anglais
This research arose from a reflection on the places that literature currently occupies in our society, beyond the traditional classroom. The central theme was the investigation of the possibility(s) of using the Booktube community as a motivational support tool during the cult literacy process (introduction and encouragement of the reading of literary classics). The research was developed with the support of exploratory and descriptive methodology. The amount of data analyzed in a qualitative and quantitative way was carried out through the empirical observation of videos from different booktubers channels, information gathered by reading comments on these videos and, also, with the aid of field research that produced questionnaires and interviews aimed at two different groups, both composed of students from the 3rd year of high school. The first group was composed of young people who followed booktubers channels and the second group was composed of young people who did not know booktubers. The second group participated in a reading workshop mediated by this researcher. During the workshop meetings, the booktube community was introduced to this second group. The research was also interested in the way in which the contemporary reader relates to two categories of litterature, the so-called cultured and trivial literature, without disregarding the questioning of the relationship between booktubers and the publishing market, discussing the transformation of the book into merchandise and the commercial interests behind the booktube initiative. Finally, it sought to understand the role of experience exchange and reading mediation for reader formation
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-03-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.