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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2010.tde-18102010-151514
Document
Auteur
Nom complet
Fábio José Santos de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Bischof, Betina (Président)
Simioni, Ana Paula Cavalcanti
Titan Junior, Samuel de Vasconcelos
Titre en portugais
As trilhas do torrão comum: um estudo comparado entre Graciliano Ramos e Cândido Portinari
Mots-clés en portugais
Cândido Portinari
Graciliano Ramos
Literatura comparada
Literatura e artes plásticas
Vidas secas
Resumé en portugais
Nosso estudo aborda a comparação entre Vidas Secas (Graciliano Ramos) e algumas pinturas de Cândido Portinari. Em nossa opinião, há algo em comum nessas obras: o estabelecimento duma relação íntima entre o ambiente e as figuras humanas retratadas. Seria dizermos que os personagens estão impregnados da essência de seu entorno: no caso de Vidas secas, o uso reiterado de animalizações e coisificações; no caso de Portinari, a presença plástica do ambiente nos corpos das figuras, gerando algo que dá a ver seres amarrados ao entorno. Com isso, podemos notar que a diluição do homem por conta dessa relação com o ambiente encontra correspondências com sua própria diluição na sociedade. O que mais interessa nesse caso é o fato de como o homem resiste a tais diluições, ou melhor, o modo como ambos os artistas (de maneira semelhante) expõem essa resistência.
Titre en anglais
The trails of the common clod: a comparative study between Graciliano Ramos and Candido Portinari
Mots-clés en anglais
Cândido Portinari
Comparative literature
Graciliano Ramos
Literature and plastic arts
Vidas Secas
Resumé en anglais
Our study is based on the comparison between a Graciliano Ramoss novel (Vidas secas Droughty lives) and Candido Portinaris paintings. For us, there is something in common between them: the establishing of a deep relation between the ambient and the human figures featured in the referred artistic productions. We say the characters are full of the surrounding essence: with regard to Vidas secas, the reiterated use of the animalization and reification; with regard to Portinari, the plastic presence of the ambient in the figures bodies, producing something that demonstrates beings fastened to what surround them. Then we can observe the human diluting by reason of that relation with the ambient corresponds to a social diluting of the man. In this case the most interesting is the fact of how the man resists to this diluting, that is, the way how both artists expose that man resistance.
 
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Date de Publication
2010-12-07
 
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