• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1997.tde-14122023-134827
Document
Auteur
Nom complet
Viviana Bosi
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1997
Directeur
Jury
Arrigucci Junior, Davi (Président)
Mutran, Munira Hamud
Paes, Jose Paulo
Paro, Maria Clara Bonetti
Wisnik, Jose Miguel Soares
Titre en portugais
John Ashbery: um módulo para o vento
Mots-clés en portugais
Não consta
Resumé en portugais
O eixo do trabalho consiste na tradução e análise interpretativa do poema "Self-Portrait in a Convex Mirror (1975), de John Ashbery, poeta norte-americano contemporâneo. Encontro na sua poesia uma densa matriz, ao tratar problemas centrais da arte deste fim de século, tais como as dificuldades na correspondência entre o eu e sua representação, instante e sucessão temporal, experiência e sentido, identidade e alteridade. Proponho-me a apresentar uma leitura desse autor que nos faça refletir sobre a subjetividade contemporânea e nos conduza, a partir da poesia, a interrogar a natureza da cultura de nosso tempo. Começo por levantar as dificuldades de leitura, tendo em vista a sua desconfiança em relação à perspectiva fixa: Ashbery problematiza a apreensão da realidade em seu constante devir. A seguir, procuro situar a obra do poeta na poesia moderna, pesquisando relações com a tradição norte-americana, discutindo vínculos com o Surrealismo, levantando e problematizando estas e outras correspondências. Faço também uma introdução geral à sua obra, realçando traços recorrentes, e buscando formas de caracterizá-la. Considero "Self-Portrait" um intérprete da cultura, síntese desdobrável do presente. A partir dele, discuto a relação difícil entre imagem e sujeito, arte e vida, passado-presente-futuro, moderno e pós-moderno. Procuro as raízes do poema na crise da representação maneirista, pensando no quadro de Parmigianino (com quem dialoga o poema), assim como nas rupturas e continuidades da literatura a partir do Romantismo. A arte de Ashbery tematiza o impasse entre movimento e forma, a vida e sua representação.
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
Not available
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-12-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.