• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-14022023-102826
Documento
Autor
Nome completo
Eliana Junko Takara
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Mazzari, Marcus Vinicius (Presidente)
Andrade, Fabio Rigatto de Souza
Maas, Wilma Patricia Marzari Dinardo
Teixeira, Mona Lisa Bezerra
Título em português
Uma leitura comparada de Perto do coração selvagem e Um retrato do artista quando jovem à luz do Bildungsroman
Palavras-chave em português
Clarice Lispector
Goethe
James Joyce
Romance de formação
Resumo em português
A pesquisa propõe uma leitura comparada de Perto do coração selvagem (1943), de Clarice Lispector, e Um retrato do artista quando jovem (1916), de James Joyce, à luz do conceito do Bildungsroman (romance de formação). Tomando como referência o romance paradigmático de Goethe, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, a dissertação busca analisar os fios condutores das trajetórias de Joana e de Stephen Dedalus, retraçando os caminhos e descaminhos percorridos em suas respectivas trajetórias artísticas. O romance de formação feminino, presente tanto no romance goethiano quanto no romance de Clarice Lispector, também faz parte do escopo do estudo
Título em inglês
A comparative reading of Perto do coração selvagem and A portrait of the artist as a young man in light of the Bildungsroman
Palavras-chave em inglês
Apprenticeship novel
Clarice Lispector
Goethe
James Joyce
Resumo em inglês
This research proposes a comparative reading of Perto do coração selvagem (1943), by Clarice Lispector, and Um retrato do artista quando jovem (1916), by James Joyce, in the light of the concept of the Bildungsroman (apprenticeship novel). Taking Goethe's paradigmatic novel Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister as a reference, the dissertation seeks to analyze the conducting threads in the trajectories of Joana and Stephen Dedalus, tracing the paths and detours traveled in their respective artistic careers. The novel of female formation, present both in the Goethian novel and in Clarice Lispector's novel, is also part of the study's scope
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-02-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.