• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-14022023-102826
Documento
Autor
Nombre completo
Eliana Junko Takara
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Mazzari, Marcus Vinicius (Presidente)
Andrade, Fabio Rigatto de Souza
Maas, Wilma Patricia Marzari Dinardo
Teixeira, Mona Lisa Bezerra
Título en portugués
Uma leitura comparada de Perto do coração selvagem e Um retrato do artista quando jovem à luz do Bildungsroman
Palabras clave en portugués
Clarice Lispector
Goethe
James Joyce
Romance de formação
Resumen en portugués
A pesquisa propõe uma leitura comparada de Perto do coração selvagem (1943), de Clarice Lispector, e Um retrato do artista quando jovem (1916), de James Joyce, à luz do conceito do Bildungsroman (romance de formação). Tomando como referência o romance paradigmático de Goethe, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, a dissertação busca analisar os fios condutores das trajetórias de Joana e de Stephen Dedalus, retraçando os caminhos e descaminhos percorridos em suas respectivas trajetórias artísticas. O romance de formação feminino, presente tanto no romance goethiano quanto no romance de Clarice Lispector, também faz parte do escopo do estudo
Título en inglés
A comparative reading of Perto do coração selvagem and A portrait of the artist as a young man in light of the Bildungsroman
Palabras clave en inglés
Apprenticeship novel
Clarice Lispector
Goethe
James Joyce
Resumen en inglés
This research proposes a comparative reading of Perto do coração selvagem (1943), by Clarice Lispector, and Um retrato do artista quando jovem (1916), by James Joyce, in the light of the concept of the Bildungsroman (apprenticeship novel). Taking Goethe's paradigmatic novel Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister as a reference, the dissertation seeks to analyze the conducting threads in the trajectories of Joana and Stephen Dedalus, tracing the paths and detours traveled in their respective artistic careers. The novel of female formation, present both in the Goethian novel and in Clarice Lispector's novel, is also part of the study's scope
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-02-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.