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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-13042009-151245
Document
Auteur
Nom complet
Silvia Dafferner
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Hossne, Andrea Saad (Président)
Andrade, Fabio Rigatto de Souza
Corvacho, Suely
 
Titre en portugais
Angústia e a proximidade com estéticas vanguardistas: análise das imagens, do narrador e seu conflito
Mots-clés en portugais
Angústia
Expressionismo
Graciliano Ramos
Nova objetividade
Resumé en portugais
Desde a publicação de Angústia, em 1936, tem-se observado que a crítica dedicoulhe uma atenção desigual, não a colocando em realce como se pretende neste trabalho. O intuito da análise da obra de Graciliano Ramos, (1892 AL 1953 RJ), é destacar sua importância e singularidade no cenário da Literatura Brasileira, distinguindo-a das obras produzidas na década de 1930; aproximando-a daquelas que são símbolo de modernidade, obras essas, marcadas pelo distanciamento do realismo presente, na literatura, até o final do século XIX (Hauser); observando o pensamento de Graciliano quanto a seu projeto político e literário, presentes em Angústia. Esta análise faz aproximações com a estética expressionista e com a Nova Objetividade; no caso do Expressionismo, associando-o às imagens grotescas encontradas com freqüência nessa obra de Graciliano e, quanto a Nova Objetividade, esta se aproxima da visão crítica às instituições sob o olhar do protagonista; observa também a construção da personagem, um homem solitário, isolado, segundo Fehér, em uma sociedade social.
 
Titre en anglais
Angústia and proximity with aesthetic of vanguard : analysis of the images, of narrator and his conflict
Mots-clés en anglais
Angústia
Expressionism
Graciliano Ramos
New Objectivity
Resumé en anglais
Since Angústia was published in 1936 it has been observed that the critic has devoted uneven attention to it by not highlighting it as this present work attempts. The aim of this analysis of the work of Graciliano Ramos (1892 AL 1953 RJ) is to emphasize its importance and singularity in the Brazilian Literature scenario, by distinguishing it from other works produced in the 1930s and approaching it to the ones that are symbols of modernity and therefore, are marked by the distancing of realism that was present in literature until the end of the 20th century (Hauser) and also observing Gracilianos political and literary project present in Angústia. This analysis makes relations with the expressionist aesthetics and with the New Objectivity. Expressionism is associated to the grotesque images frequently found in this work by Graciliano whereas the New Objectivity is related to the critical view of institutions in the eyes of the protagonist. It also observes the construction of the character, a lonely man, isolated, according to Fehér, in a social society.
 
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SILVIA_DAFFERNER.pdf (1.20 Mbytes)
Date de Publication
2009-04-13
 
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