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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2004.tde-12012023-121411
Document
Author
Full name
Ricardo José Duff Azevedo
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2004
Supervisor
Committee
Bernardini, Aurora Fornoni (President)
Coelho Netto, José Teixeira
Franco Junior, Hilario
Naves, Santuza Cambraia
Roncari, Luiz Dagobert de Aguirra
Title in Portuguese
Abençoado e danado do samba: o discurso da pessoa, das hierarquias, do contexto, da oralidade, do senso comum e de folia
Keywords in Portuguese
Cultura popular
Formas literárias populares
Literatura comparada
Música popular brasileira
Teoria literária
Abstract in Portuguese
Este trabalho estuda as formas literárias populares a partir da premissa de que a literatura, portanto a arte, pode ser vista como expressão de um certo nível de consciência construído socialmente. Seu princípio é o de que qualquer estudo sobre manifestações artísticas, modernas ou tradicionais, deve levar em consideração a existência de diferentes padrões cognitivos, éticos e estéticos. Naturalmente, padrões não coincidentes implicam discursos não coincidentes. Tomando por base um extenso acervo de letras de samba, efetuou-se o levantamento de um conjunto de elementos, tendências e predominâncias que, reunidos, podem auxiliar na caracterização de algo mais amplo, bastante impreciso, plástico e diversificado, mas de interesse relevante: o discurso popular brasileiro. As letras de samba e, num espectro mais amplo, as formas literárias populares, esta é a hipótese do estudo, não podem ser devidamente estudadas e compreendidas se não for levado em consideração o fato de que tendem a ser concebidas a partir de um determinado modelo de consciência, hierárquico e tradicional, enraizado na cultura oral, na vida coletiva, na religiosidade e no senso comum. Tal padrão não coincide com o modelo de consciência moderno, individualista, reflexivo e secularizado, largamente difundido e naturalizado, produto da cultura escrita, do discurso científico e da escolarização. O trabalho teve como objetivo demonstrar que o samba representa um acervo importante, influente e acessível de recursos formais, procedimentos estéticos e temas humanos imprescindíveis e contemporâneos que, paradoxalmente, têm sido ignorados ou parecem escassear e mesmo desaparecer do discurso de parte significativa da moderna música popular brasileira
Title in English
Not available
Keywords in English
Brazilian popular music
Comparative literature
Literary popular forms
Literature theory
Popular culture
Abstract in English
This work studies popular literary forms from the assumption that literature, hence art, may be seen as an expression of a consciousness socially constructed. Its principle is that any study about artistic manifestations, modern or traditional, must take in consideration different cognitive, ethical and aesthetical patterns. Naturally, non coincident patterns result in non coincident discourses. Establishing as a basis an extensive collection of samba lyrics, a survey was done about a set of elements, tendencies and predominance which, put together, can help the understanding of something wider that, although fluid and diverse, can be specially relevant: the popular Brazilian discourse. Samba lyrics and, in a wider spectrum, popular literary forms, that are the hypothesis of this study, cannot be well studied and understood without considering that they used to be created beginning with a well determined model of conscience, rooted in oral culture, collective life, religiousity and common sense. This pattern does not coincide with a modern, individualistic, reflexive and secularized conscious, widely diffused, a product of written culture, scientific discourse and scholarship. This work intends to demonstrate that samba represents an important reserve of formal resources, aesthetical procedures and contemporary human themes which, paradoxically, have been ignored, grown weak and even seem to disappear from an important part of popular Brazilian modern music
 
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Publishing Date
2023-01-12
 
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