• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2013.tde-10022014-102254
Documento
Autor
Nome completo
Fabio Weintraub
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Simon, Iumna Maria (Presidente)
Bosi, Viviana
Camilo, Vagner
Pilati, Alexandre Simões
Wisnik, Guilherme Teixeira
Título em português
O tiro, o freio, o mendigo e o outdoor: representações do espaço urbano na poesia brasileira pós-1990
Palavras-chave em português
Habitação
Poesia brasileira contemporânea
Pós-urbano
Realismo
Segurança
Transporte
Resumo em português
O presente trabalho constitui uma investigação sobre as estratégias de representação da cidade na poesia brasileira contemporânea, segundo quatro eixos temáticos: representações sobre violência, circulação, moradia e temporalidade no espaço urbano. Analisam-se poemas de oito autores Alberto Martins, Duda Machado, Eduardo Sterzi, Pádua Fernandes, Paulo Ferraz, Régis Bonvicino, Ronald Polito e Tarso de Melo em cuja obra os temas de cada eixo ocupam lugar de relevo. Do ponto de vista temporal, a maioria dos poemas pertence a livros escritos na última década e meia e representa uma guinada realista dentro da tendência de negação das referências concretas ao país e ao momento histórico, dominante nos anos 1980 e em boa parte da década seguinte. A escolha do marco pós-1990 levou também em conta circunstâncias de agravamento da crise habitacional, incremento da violência, colapso dos transportes e museificação urbana, cujo impacto sobre os poetas é avaliado mediante comparações não sistemáticas com momentos anteriores de nossa poesia (e, mais pontualmente, da canção brasileira) em que temas semelhantes recebem tratamento diverso. Tais comparações ensejam, ainda, uma reflexão sobre o vínculo da poesia contemporânea com seus antecedentes próximos (o legado modernista, o experimentalismo concretista e as contribuições da poesia marginal). Para a descrição das novas configurações de cidade e para a discussão do diálogo do contemporâneo com a poesia do século XX, aproveitam-se contribuições da arquitetura, do urbanismo, da antropologia e da sociologia urbanas, entre outras disciplinas.
Título em inglês
The shot, the brake, the beggar and the outdoor: representations of urban space in the Brazilian poetry of the post-90s
Palavras-chave em inglês
Brazilian contemporary poetry
Housing
Post-urban
realism
Security
Transport
Resumo em inglês
The present work is a research into the strategies of representation of the city in contemporary Brazilian poetry, according to four themes: representations of violence, circulation, housing and temporality in the urban space. It analyzes eight authors Alberto Martins, Duda Machado, Eduardo Sterzi, Pádua Fernandes, Paulo Ferraz, Régis Bonvicino, Ronald Polito and Tarso de Melo in whose work these themes occupy a prominent place. From the temporal point of view, most of the poems belong to books written in the last fifteen years, and they represent a realistic shift within the trend of denial of concrete references to the country and to the historical moment, a trend that was dominant in the 1980s and much of the following decade. The choice of post-nineties also took into account the historical circumstances of aggravation of the housing crisis, the increased violence, the breakdown of transport and urban museification, whose impact on the poets is evaluated by non systematic comparisons with previous periods of our poetry (and, more occasionally, with the Brazilian song) in which similar themes are treated differently. Such comparisons also engender a reflection on the relation of contemporary poetry with its close background (the modernist legacy, the experimentalism of Concrete Poetry and contributions of Marginal Poetry). In order to describe the new settings of the city and to discuss the dialogue between the contemporaneous and the poetry of the twentieth century, this work benefited from contributions of architecture, urban planning, urban anthropology and sociology, among other disciplines.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-02-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.