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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1991.tde-08112022-160353
Documento
Autor
Nombre completo
Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1990
Director
Tribunal
Vara, Theresa de Jesus Pires (Presidente)
Arrigucci Junior, Davi
Dantas, Luiz Carlos da Silva
Hansen, Joao Adolfo
Osakabe, Haquira
Título en portugués
Puras misturas: o imaginário das histórias em Uma estória de amor de João Guimarães Rosa
Palabras clave en portugués
Literatura comparada
Romance (Brasil)
Teoria literária
Resumen en portugués
Este trabalho busca discutir o papel que desempenham as narrativas orais na estrutura do conto Uma Estória de Amor, de João Guimarães Rosa. Ele parte do pressuposto de que sua inserção no enredo obedece a um modo de composição que cria uma relação de especularidade produzida pela projeção do sujeito no universo das histórias e pela introjeção do imaginário das histórias no universo do eu, como forma de resgatar o passado do personagem e fazer fluir a história. Profundamente marcado pelo universo da experiência coletiva, o conto aponta para uma questão que se configura como central para seu modo de ser. Trata-se fundamentalmente do modo como esta tradição oral é incorporada à história da festa de Manuelzão. Entretecidos na trama narrativa, encontram-se as quadras, romances e cantigas - completos ou em fragmentos - que Guimarães Rosa resgata de seu contexto original para reinscrever numa nova ordem, construindo assim outros feixes de significação decorrentes do novo contexto em que foram colocados. A festa é não só o elemento que enfeixa e organiza todos os acontecimentos do conto, mas também o espaço privilegiado que arranca da destruição e da morte o tempo da experiência. Reatualizando o arcaico no ambiente da festa e enlaçando a matéria oral no tecido narrativo, Uma Estória de Amor coloca em pauta a questão essencial da permanência das velhas narrativas orais no imaginário individual e coletivo. Este trabalho procura verificar, portanto, a função e o papel que o imaginário das histórias orais exerce na estrutura do conto e propõe que, ao construir o enredo como um amálgama de conto e narrativa oral, Guimarães Rosa mantém um forte vínculo com o universo da experiência coletiva. Fechando com o relato de uma narrativa que encerra um mistério, aproximando-se do mito, o conto mergulha nas fontes arcaicas da literatura e resgata a palavra do mito como algo ainda capaz de significação.
Título en inglés
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Palabras clave en inglés
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Resumen en inglés
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Fecha de Publicación
2022-11-08
 
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