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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2001.tde-08092022-082157
Documento
Autor
Nome completo
Joel Rosa de Almeida
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Pontieri, Regina Lucia (Presidente)
Almeida, Maria Lucia Fabrini de
Passos, Cleusa Rios Pinheiro
Título em português
Onde estivestes de noite: a experimentação do grotesco
Palavras-chave em português
Literatura brasileira
Teoria literária
Resumo em português
O presente estudo, intitulado Onde estivestes de noite: a experimentação do grotesco, volta-se à análise literária desse volume de Clarice Lispector pelo viés da categoria estética do grotesco. Esse livro, lançado em 1974 e composto em geral de contos e crônicas, faz parte da fase ulterior da autora, que vem consolidar seu trabalho como expressiva ficcionista da moderna literatura brasileira. Para tanto, a partir da breve fortuna crítica problematizada, objetivaram-se trajetórias teórico-críticas pertinentes, das quais o grotesco e o hibridismo dos gêneros literários destacam-se como linhas norteadoras. As correlações entre literatura e pintura são saberes artísticos interdisciplinares também levemente contemplados. Assim, utilizando-nos do arcabouço teórico distintivo de Wolfgang Kayser e Mikhail Bakhtin, pôde-se responder questões ficcionais suscitadas a partir da leitura da obra, procurando dar conta das personagens e vozes, dos textos e intertextos, dos gêneros e deformações. Investigou-se também a amplitude da perspectiva simbólica, utilizando-se dos estudos basilares de Mircea Eliade, entre outros instrumentais teóricos. Tal estudo foi dividido em duas partes: na primeira, privilegiam-se textos configurados mais como contos em suas conformações de gênero literário e, além do conto-título, também são analisadas as personagens velhas de "A procura de uma dignidade", "A partida do trem" e "As maniganças de dona Frozina"; na segunda, objetivou-se a análisedos textos curtos mais próximos das crônicas literárias, bem como seus efeitos de colagem e migração textual, destacando-se as leituras de "Seco estudo de cavalos", "O relatório da coisa", "As águas do mar" e "Silêncio", entre outros
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
The present study, named Where you were at night: the grotesque experiment, turns to the literary analysis of the book by Clarice Lispector through the grotesque's esthetic category orientation. The book, published in 1974, comprising chiefly short stories and chronicles, is part of the author's latter phase, which consolidates her work as an expressive Brazilian modern literature fiction writer. For such an endeavor, starting with the questioned but brief critical array, one targeted pertinent critical-theoretical paths, from which the grotesque and hybridism of literary genders stand out as guidelines. The correlations between painting and literature are interdisciplinary artistic parts of knowledge lightly contemplated as well. Thus, making use of the distinctive theoretical frameworks of Wolfgang Kayser and Mikhail Bakhtin, we could answer fictional questions raised by the work's reading, trying to account for the characters and voices, texts and intertexts, genders and deformations. The symbolic perspective amplitude was also investigated, through Mircea Eliade's fundamental studies, among other theoretical instruments. Such a study was divided into two parts: in the first one are privileged texts that were shaped more like short stories in their literary gender configurations, and besides the title short story, the old characters in "In search of dignity", "The departure of the train", and "The conjurations of dona Frozina", are also analyzed. In the secondpart, targeting the analyses of the shorter texts which were closer to literary chronicles, as well as their textual migration and collage effects, the readings of "Dry point of horses", "A report on a thing", "Waters of the sea", and "Silence" are prominent, among others
 
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Data de Publicação
2022-12-30
 
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