• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2003.tde-07092022-110754
Documento
Autor
Nombre completo
Alexandre Bebiano de Almeida
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Mazzari, Marcus Vinicius (Presidente)
Pasta Junior, Jose Antonio
Titan Junior, Samuel de Vasconcelos
Título en portugués
O aprendizado pelo vento ou o tempo no romance "A educação sentimental", de Gustave Flaubert
Palabras clave en portugués
Gustave Flaubert
Literatura francesa
Resumen en portugués
Este trabalho tem como objetivo analisar e interpretar o romance L'Éducation sentimentale (1869), de Gustave Flaubert A análise privilegia a representação do tempo na Educação e centra-se, portanto, nos recursos literários de que o narrador se serve para figurar uma temporalidade particular: um tempo positivo, necessário e fechado. Essa temporalidade, elemento essencial da fatura do romance, relativo seja à natureza das personagens, seja ao princípio da narrativa, será o objeto da interpretação. Como o narrador pode contar a história da passagem da Monarquia de julho ao Segundo Império, sem determinar mudanças de fundo? E, sobretudo, como a vida dos indivíduos por esse mundo de reviravoltas políticas pode aparecer como um exercício de contínuo esforço em vão? Este trabalho supõe concorrer para isso na Educação, especialmente, os traços da moda, da estandardização e das idéias feitas
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
French literature
Gustave Flaubert
Resumen en inglés
The present work aims to analyse and interpret Gustave Flaubert's novel L'Éducation sentimentale (1869). The analysis privileges the representation of the time in the Education, therefore it is centered on the literary devices the narrator uses to represent a form of time: a positive, necessary and closed time. This temporality, as an essential result of the novel, regarding both to the characters' nature as to the principle of the narrative, is the object of the interpretation. How could the narrator bell the passage of the Monarchy of July to the Second Empire, without determining backgrond changes? And, above all, how could the individuals' life in this world of political upheavals come to nothing? The present work considers the features of the 'accepted ideas', of the standardization and of the fashion, as contributors to those effects of the Education
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-09-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.