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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-06102022-111613
Documento
Autor
Nome completo
Beatriz Rodrigues Ramos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Vasconcelos, Sandra Guardini Teixeira (Presidente)
Cass, Thiago Rhys Bezerra
Pedreira, Márcia
Salvadori, Juliana Cristina
Título em português
Evelina, de Frances Burney: romance de educação
Palavras-chave em português
Bildungsroman
Evelina
Frances Burney
Romance de educação
Romance de formação
Resumo em português
A carreira literária de Frances Burney teve seu início com a publicação de Evelina, or the History of a Young Ladys Entrance into the World. A trajetória da jovem mulher abre a possibilidade de se examinar e refletir sobre o contexto histórico, social e literário da Inglaterra do século XVIII, especialmente à luz da Revolução Burguesa e da constituição do gênero romance. Partindo de uma análise voltada para a revelação das características apresentadas pela própria obra, argumenta-se que a tipologia proposta por Lukács em A teoria do romance acerca do romance de educação é aquela que mais se adequa ao romance de Burney. Ademais, são tecidas considerações acerca de Burney tanto como sintetizadora das abordagens antagônicas do romance inglês durante o século XVIII, quanto como crítica sobre a validade daquilo que se pressupunha ser a educação feminina
Título em inglês
Evelina, by Frances Burney: novel of education
Palavras-chave em inglês
Bildungsroman
Evelina
Frances Burney
Novel of development
Novel of education
Resumo em inglês
Frances Burneys literary career set off with the publication of Evelina, or the History of a Young Ladys Entrance into the World. The young womans journey opens the possibility to examine and reflect on the English historical, social and literary context in the eighteenth-century, especially in light of the bourgeois revolution and of the constitution of the novel as a genre. Offering an analysis that aims to reveal the characteristics presented by the novel, we argue that the typology proposed by the Hungarian critic in The Theory of the Novel regarding the novel of education is the definition that most befits Burneys novel. Furthermore, arguments are drawn regarding Burney as a synthesiser for the opposing approaches of the English novel during the eighteenth-century, as well as a critic of the validity of what female education entailed.
 
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Data de Publicação
2022-10-06
 
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