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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2006.tde-05112014-183757
Document
Auteur
Nom complet
Helena Weisz Salles
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Rabello, Ivone Dare (Président)
Franco, Renato Bueno
Pasta Junior, Jose Antonio
Titre en portugais
João Ternura: testemunho das contradições de um projeto modernista
Mots-clés en portugais
Análise da narrativa
Forma literária
Literatura brasileira
Literatura e sociedade
Modernismo brasileiro
Resumé en portugais
Este trabalho pretende analisar o romance João Ternura, de Aníbal Machado, do ponto de vista das contradições entre os projetos ideológicos do primeiro Modernismo e os problemas trazidos pelo processo histórico nacional. No momento em que inicia a escrita de seu único romance, em 1926, Aníbal Machado partilha dos objetivos libertários e dos pressupostos ideológicos que animavam a vanguarda artística brasileira. Como, no entanto, o romance continua a ser escrito até 1964, é possível ver no movimento de sua forma um embate entre matéria narrativa e dinâmica histórica da nação. Tal conflito acaba por fazer com que protagonista e obra entrem em um processo de dissolução que os condena a subsistirem parcialmente inconclusos. A análise de João Ternura traz à tona uma reflexão sobre as possibilidades de constituição do Brasil como nação autônoma e independente
Titre en anglais
João Ternura: a document on the contradictions of the Brazilian modernist project
Mots-clés en anglais
Brazilian literature
Brazilian modernism
Literary form
Literature and society
Narrative analysis
Resumé en anglais
This work aims to analyze the novel João Ternura, by Aníbal Machado, in relation to the contradictions between the ideological project of early Brazilian Modernism and the problems of the national historical process. When he starts writing his only novel, in 1926, Aníbal Machado shares the libertarian goals and ideological assumptions of the Brazilian artistic avant-garde. However, as the novel continues to be written until 1964, the year of the military coup, its very form and style document the collision between the narrative material and the national historical process around it. These conflicts culminate in a process of dissolution that condemn both the novel and its protagonist to a state of inconclusiveness. Analyzing João Ternura brings to light reflections on the possibilities of Brazilian formation as an autonomous and independent nation
 
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Date de Publication
2014-11-05
 
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