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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-03122015-125052
Document
Auteur
Nom complet
Thalita Serra de Castro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Vasconcelos, Sandra Guardini Teixeira (Président)
Durão, Fabio Akcelrud
Mutran, Munira Hamud
Titre en portugais
James Joyce: voz narrativa e projeto estético em construção
Mots-clés en portugais
Conto
Dubliners
James Joyce
Projeto estético
Voz narrativa
Resumé en portugais
James Joyce é conhecido por seus grandes romances, mas podem-se destacar os contos de Dubliners por integrarem parte fundamental do que se entende por um projeto estético do autor. Cada um dos textos apresenta um aspecto e uma perspectiva específicos sobre a vida em Dublin, a qual Joyce descreveu em minúcia. Esta dissertação procura analisar os diferentes usos da voz narrativa que o autor faz na coletânea e como isso deixa entrever tal projeto estético. Oscilando entre primeira e terceira pessoas, os narradores tentam assemelhar seu estilo à maneira de falar das personagens de cada estória, o que se nota principalmente pelo vocabulário e, no segundo caso, pelas associações mentais que tentam reproduzir em discurso indireto livre. Assim, é como se a voz narrativa dissonante e perfeitamente identificável buscasse progressivamente se harmonizar ao contexto em que se insere.
Titre en anglais
James Joyce: narrative voice and aesthetic project under construction
Mots-clés en anglais
Aesthetic project
Dubliners
James Joyce
Narrative voice
Short story
Resumé en anglais
James Joyce is well-known for his novels, but the short stories in Dubliners are a fundamental part of what can be considered his aesthetic project. Each story reveals a specific aspect and perspective of Dublins life, which Joyce described in detail. This dissertation aims at analysing the different uses the author makes of the narrative voice in his stories, and how this unveils such aesthetic project. From first person to third person narrative, his narrators try to bring their styles close to the way characters speak, which can be identified mainly because of the vocabulary and the mental associations reproduced through free indirect speech. Therefore, it is as if the dissonant and distinguishable voice of the narrator slowly came to be in harmony with the context.
 
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Date de Publication
2015-12-03
 
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