• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-03102022-113119
Documento
Autor
Nombre completo
Vítor Ribeiro Santos Martinez
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Zular, Roberto (Presidente)
Lucas, Fabio Roberto
Pereira, Edimilson de Almeida
Santos, Tiganá Santana Neves
Título en portugués
Com Exu-Ogum, pelas encruzilhadas: corpo, ritmo e presença na poética de Ricardo Aleixo
Palabras clave en portugués
Cultura afrobrasileira
Literatura brasileira
Poesia contemporânea
Poesia e política
Ricardo Aleixo
Teoria literária
Resumen en portugués
De 2010 a 2020, a obra poética de Ricardo Aleixo destaca-se por uma articulação entre meios, linguagens e sistemas simbólicos, marcadamente entre publicações e apresentações performáticas. Neste período, o surgimento de quatro livros inéditos e a aceitação deste itinerário poético pelo sistema literário tradicional foram refratados pela criação incessante de apresentações em que estes textos se recombinaram, fragmentaram e reconstruíram. Este processo é um indicativo de que, no sistema criativo de Aleixo, está em jogo uma forma particular de se conceber o literário, em suas origens, formas e métodos: isto que, nesta dissertação, foi balizado a partir do conceito afrodiaspórico de encruzilhada. O objetivo desta dissertação é, portanto, a partir de uma genealogia criativa como a de Ricardo Aleixo, buscar observar que tipos de pressupostos e que possíveis consequências estão em voga em uma concepção de literatura que não se basta como origem estável, campo de saber instituído ou sistema apartado do real, mas que se pretende como maneira de articular a origem sensível, dêitica e corporal desta forma de relação com o mundo. O atravessamento recíproco da experiência corporal, desta maneira, pelo eixo de constituição e movimentação da cultura, da enunciação e do signo será pensado como base para um fazer poético que não cessa de reinventar-se como atividade de dissenso com relação aos campos estético, político e cultural, e que se mostra como local privilegiado para se observar a literatura como uma atividade sempre em vias de se constituir
Título en inglés
With Exu-Ogum, through the crossroads: flesh, rhythm and presence in Ricardo Aleixo's poetry
Palabras clave en inglés
Afro-Brazilian culture
Brazilian literature
Contemporary poetry
Literary theory
Poetry and politics
Ricardo Aleixo
Resumen en inglés
Between 2010 and 2020, Ricardo Aleixos poetic can be distinguished by an articulation between means, language manifestations and symbolic systems, mostly in the relation between publications and public performances. In this period, the appearance of four inedited books and the acceptance of this production dynamics by the literary canon occurred simultaneously as the continuous creation of presentations in which these texts were recombined, fragmented and rebuilt. This process indicates that, in Aleixos creative system, there is a particular form of conceiving the literary implied, considering its roots, ways and methods a form/process/movement which was explored/approached through the afro-brazilian concept of crossroad. Therefore, given a creative genealogy like Ricardo Aleixos, this works aim is to observe what kinds of assumptions and what possible consequences are present in a conception of literature that cant be enough contemplated as a stable source, a established branch of knowledge or a system conceived as an independent object apart from reality; instead, this system intends to be a way through which it would be possible to articulate both synesthesic, deictic and flash-rooted origins of this kind of symbiosis with the world. The mutual permeability between the embodied experience and the path that constitutes and moves culture, enunciation and sign will be discussed as a fundament for a poetic craft that incessantly reinvents itself as an act of dissent put in perspective with esthetical, political and cultural fields. A poetic craft that appears as a privileged foundation from which literature can be observed as an activity permanently about to constitute itself
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-10-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.