• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-03022023-200646
Document
Auteur
Nom complet
Melissa Quirino Scanhola
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Nitrini, Sandra Margarida (Président)
Figueiredo, Eurídice
Passos, Gilberto Pinheiro
Rufinoni, Simone Rossinetti
Titre en portugais
Imagens da nação em Nedjma, de Kateb Yacine, e n'A menina morta, de Cornélio Penna
Mots-clés en portugais
Alegoria
Cornélio Penna
Kateb Yacine
Nação
Paisagem
Resumé en portugais
O que A menina morta e Nedjma, dois romances de países tão distintos, poderiam ter em comum? Uma das respostas se encontra no fato de que as personagens-título, ao mobilizarem a narrativa, relacionam-se, de alguma forma, com fatores "silenciados" no enredo e derivados de um contexto opressor. Esse aspecto nos leva a fazer uma análise concatenada à estrutura formal das obras. Nota-se que as tramas dos romances se passam em uma época de transição, em que o fim de uma organização social ainda não é pronunciado ou aceito pelas outras personagens. Antes da chegada de uma nova era, a angústia e a esperança, depuradas nas imagens da menina morta e de Nedjma, afetam a representação da paisagem nos romances. Com efeito, a paisagem da fazenda Grotão, localizada no vale do rio Paraíba, e da cidade argelina de Constantina, ao se distanciar de uma representação realista, personifica elementos desses contextos, respondendo a questões que passam pelo crivo do silenciamento. Desse modo, a paisagem traz à tona problemas intrínsecos à formação dessas jovens nações e à sua relação com o interdito nesse processo. Verificamos como a narrativa construída a partir do entroncamento entre essas paisagens e a ausência das personagens produz uma imagem das nações brasileira e argelina que abrange a experiência histórica e social desses países nas respectivas literaturas.
Titre en anglais
Portraits of a Nation in Nedjma, by Kateb Yacine and in A Menina Morta, by Cornélio Penna
Mots-clés en anglais
Allegory
Cornélio Penna
Kateb Yacine
Landscape
Nation
Resumé en anglais
What could the books "A menina morta and Nedjma", two novels from such different countries, have in common? One possible answer is that the characters that give the title to these books lead the entire plot. Both relate, in some way, to secret circumstances found in the novels and derived from an oppressive background. This aspect guides us to make an analysis correlated to the formal structure of the novels. The plots of the novels take place in a time of transition. This is when the end of a social structure is not yet fully acknowledged or accepted by other characters. Before the arrival of a new era, anguish and hope, purified in the images of "A menina morta and Nedjma", affect the representation of the landscape in the novels. In fact, the landscape of the Grotão farm, located in the Paraíba river valley, and the city of Constantina, by distancing itself from a realistic representation, personifies elements of these contexts, responding to questions that pass through the filter of silencing. Therefore, the landscape brings up endemic issues to the formation of these young nations and to their relationship with the forbidden elements in this process. The narrative built from the confluence between the absence of characters and the representation of the landscape in the novels that seek to encompass the historical and social experience present in the Brazilian and Algerian literature.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-02-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.