• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-02032020-171842
Documento
Autor
Nome completo
Wesley Moreira de Andrade
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Nitrini, Sandra Margarida (Presidente)
Amaral, Gloria Carneiro do
Hanna, Vera Lucia Harabagi
Philippov, Renata
Título em português
As infâncias de Coetzee e Graciliano: um estudo comparado dos romances autobiográficos Boyhood e Infância sob a perspectiva do Bildungsroman
Palavras-chave em português
Autobiografia
Bildungsroman
Graciliano Ramos
Infância
J. M. Coetzee
Resumo em português
O presente trabalho propõe um estudo comparado entre Infância, de Graciliano Ramos, e Boyhood, de J. M Coetzee, duas obras que utilizam a infância como recorte temporal narrativo. Além de identificar como os escritores brasileiro e sul-africano trouxeram novas abordagens para o gênero autobiográfico, baseada em conceitos como o pacto autobiográfico, de Philippe Lejeune, esta dissertação visa a uma análise de ambos os livros sob a perspectiva do Bildungsroman. A aproximação de Infância e Boyhood com o Bildungsroman, gênero literário surgido na Alemanha do final do século XVIII e que tem como paradigma Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, de J. W. Goethe, ocorrerá através da observação da trajetória dos protagonistas, que compreende desde o relacionamento que os protagonistas possuem com a família e o ambiente escolar até as percepções de si próprios (inclusive o despertar artístico para a leitura e a escrita) e os problemas sociais à sua volta. Situações que, se não fazem parte de um projeto teleológico consciente por parte dos imaturos protagonistas, a exemplo de Wilhelm Meister no romance alemão, proporcionam à dupla de garotos uma formação pródiga em aprendizagem, base de um amadurecimento em devir.
Título em inglês
Coetzee and Graciliano childhoods: A comparative study of the autobiographical novels Childhood and Boyhood from the Bildungsroman perspective
Palavras-chave em inglês
Autobiography
Bildungsroman
Childhood
Graciliano Ramos
J. M. Coetzee
Resumo em inglês
The present work proposes a comparative study between Graciliano Ramos' Childhood, and J. M. Coetzee's Boyhood, two works that use the childhood as narrative time frame. Besides identifying how the Brazilian and South African writer brought new approaches to the autobiographical genre, based on concepts such as Philippe Lejeune's autobiographical pact, this dissertation aims at an analysis of both books from the Bildungsroman perspective. The approximation of Childhood and Boyhood with Bildungsroman, literary genre that emerged in late eighteenth-century Germany and has as its paradigm J. W. Goethe's Wilhelm Meister's Apprenticeship, will occur through observation of the trajectory of the protagonists that comprehends from the relationship with their family and the school environment until their own perceptions (inccluding the artistic awakening to reading and writing) and the social problems around them. Situations that, if they don't make part of a conscious teleological project by the immature protagonists, such as Wilhelm Meister in the german novel, provide to the pair of boys a prodigal formation in learning, the basis of a maturity in becoming.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-03-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.