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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-31012023-164825
Documento
Autor
Nome completo
Valeria Hernandorena Monteagudo de Campos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Simas, Monica Muniz de Souza (Presidente)
Brito, Regina Helena Pires de
Corradin, Flavia Maria Ferraz Sampaio
Roani, Gerson Luiz
Título em português
Figurações do mal: uma leitura de Caim e O Evangelho segundo Jesus Cristo
Palavras-chave em português
Diabo
José Saramago
Malditos
Mito
Paródia
Resumo em português
Em O Evangelho segundo Jesus Cristo e Caim, José Saramago recria mitos germinantes da cultura judaico-cristã e convida à releitura coletiva da Bíblia, a fim de refletir sobre credos e conceitos que se presentificam, produtos de um modelo que embasou sociedades e ainda determina preceitos morais. Nessa recriação, ocorre a reorganização de valores, pois, com o sagrado, angelical e profético "rebaixados" ao ordinário, são os "malditos" e transgressores que apontam para novas possibilidades nas relações humanas e denunciam o desequilíbrio de poderes. Neste trabalho, identificam-se os procedimentos utilizados pelo autor para a criação de uma alegoria antiautoritarista a partir do pré-texto bíblico, assim como a análise da construção das personagens "malditas", como Caim e Lilith, em Caim, e Diabo e Maria Madalena, em O Evangelho segundo Jesus Cristo. Também se examinam demais personagens e tramas que consubstanciam as narrativas das personagens originalmente amaldiçoadas por Deus e pela história. Tal análise tem como base as relações entre mito e paródia, conforme Frye (2019, 2020) e Hutcheon (1989, 1991), respectivamente, o cotejo com as referências bíblicas, além da revisão da crítica literária pertinente.
Título em inglês
Figurations of evil: a reading of Cain and The Gospel according to Jesus Christ
Palavras-chave em inglês
Damnation
Devil
José Saramago
Myth
Parody
Resumo em inglês
In The Gospel According to Jesus Christ and Cain, José Saramago recreates myths of the Judeo-Christian culture and invites a collective reinterpretation of the Bible, in order to reflect on present-day creeds and concepts produced by a model that founded societies and still determines moral precepts. In this recreation, values are rearranged because, once the holy entities, angels and prophets are discredited, the damned characters and transgressors glimpse new possibilities in human relationships and denounce the imbalance of powers. This work aims to identify the procedures used by the author to create an antiauthoritarian allegory based on the biblical pre-text, as well as to analyze the construction of the 'cursed' characters, such as Cain and Lilith, in Cain, and the Devil and Mary Magdalene, in The Gospel According to Jesus Christ. Other characters and plots that constitute the narratives of the characters originally cursed by God and by history are also examined. Such analysis is based on the relationship between myth and parody, according to Frye (2019, 2020) and Hutcheon (1989, 1991), respectively, the comparison with biblical references, in addition to the review of the pertinent literary criticism.
 
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Data de Publicação
2023-01-31
 
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