• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-29122021-175413
Documento
Autor
Nombre completo
Mauricio Massahiro Nishihata
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Muhana, Adma Fadul (Presidente)
Almeida, Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e
Ferro, Manuel Simplício Geraldo
Hansen, Joao Adolfo
Título en portugués
Estudo retórico-poético sobre La fortuna (...), de Manuel de Faria e Sousa
Palabras clave en portugués
Literatura Portuguesa
Manuel de Faria e Sousa
Retórica
Século XVII
União Ibérica
Resumen en portugués
La fortuna de Manuel de Faría, escrita na quarta década do século XVII e redescoberta no século XX, consiste num relato de vida autógrafo do polígrafo português Manuel de Faria e Sousa (1590-1649). Composição de uma memória, por meio dela o escritor-narrador conta os seus serviços estribado na condição de secretário de senhores. O centro da matéria finca-se no período mais ou menos compreendido entre 1622 e 1634, quando o letrado integra o corpo de servidores aglutinados em torno de Manuel de Moura Corte Real, embaixador ao rei Filipe IV em Roma. Na obra, o empregado expõe a sua mísera sorte, isto é, os infortúnios e os percalços que marcaram a sua vida pública na corte, sobretudo as intrigas palacianas passadas na legação romana, onde os conflitos contra o aristocrata ibérico intensificaram-se, a tal ponto de levá-lo a romper os seus vínculos com a Casa senhorial. La fortuna tem sido estudada enquanto um exemplar do gênero autobiografia, por vezes, autobiografia barroca. É suposto que essa classificação consiste em anacronismo, ao aplicar noções da expressão de subjetividades num objeto concebido antes do moderno. Em lugar disso, propomos retomar o seu presente de produção e recepção, investigando os fins retóricos da obra inscrita na categoria das vidas particulares. Por meio da elaboração de um texto de defesa contendo ataques veementes contra o nobre Castelo Rodrigo, o escritor seiscentista dirigiu o seu papel a um conjunto de auditores bastante específico, visando à restituição de crédito. O objetivo da presente tese é apresentar subsídios para essa outra possível interpretação de La fortuna, confrontando procedimentos técnicos apropriados para a análise do escrito, tais como noções acerca do gênero forense, razão de Estado, audiência, circulação de manuscritos, doutrinas do conceito engenhoso, discrição cortesã (discretio), dissimulação honesta, entre outros códigos em voga na Europa contrarreformada dos séculos XVI e XVII. No descortínio desses elementos, lança-se luz a diversas lacunas sobre a biografia do autor em foco, paradigma do homem de letras lusitano atuante em Espanha durante a Monarquia Compósita (1580-1640).
Título en inglés
Rhetorical-poetic study on La fortuna (...), by Manuel de Faria e Sousa
Palabras clave en inglés
17th Century
Manuel de Faria e Sousa
Portuguese Literature
Rethoric
Union Iberic
Resumen en inglés
La fortuna de Manuel de Faria, written in the fourth decade of the 17th Century and rediscovered in the 20th Century, consists of an autographed account of the Portuguese polygraph Manuel de Faria e Sousa (1590-1649). Composition of a memory, through it the writer-narrator recounts his services as a secretary of masters. The center of the matter ends in the period between 1622 and 1634, when the scholar is part of the body of servants gathered around Manuel de Moura Corte Real, ambassador to King Philip IV in Rome. In the work, the employee exposes his miserable luck, that is, the misfortunes and the mishaps that marked his public life at court, especially the palace intrigues passed on in the Roman legation, where the conflicts against the Spanish aristocrat intensified, to such an extent, point of taking him to an abrupt break with the manor house. La fortuna has been studied as an example of the genre autobiography, sometimes baroque autobiography. This classification is supposed to consist of anachronism, by applying notions of the expression of subjectivities to an object conceived before the modern. Instead, we propose to resume its gift of production and reception, investigating the rhetorical ends of the work inscribed in the category of private lives. Through the elaboration of a defense text containing vehement attacks against the noble Castelo Rodrigo, the seventeenth-century writer directed his role to a very specific group of auditors, aiming at the credit refund. The objective of the present thesis is to present subsidies for this other possible interpretation of La fortuna, confronting appropriate technical procedures for the analysis of the writing, such as notions about the forensic genre, reason of State, audience, circulation of manuscripts, doctrines of the ingenious concept, courteous discretion (discretio), honest dissimulation, among other codes in vogue in Europe in the Counter Reform 16th and 17th' Centuries. In the discovery of these elements, it sheds light on several gaps in the biography of the author in focus, a paradigm of the Lusitanian'man of letters active in Spain during the Composite Monarchy (1580-1640).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-12-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.