• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2012.tde-28082013-094108
Documento
Autor
Nome completo
Maria Carolina Vazzoler Biscaia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Ribeiro, Raquel de Sousa (Presidente)
Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Lopondo, Lilian
Vechi, Carlos Alberto
Zambonim, Maria Thereza Martinho
Título em português
"Beleza, perversidade, vício e doença": um passeio pela literatura do mal de Mário de Sá-Carneiro
Palavras-chave em português
Arte
Decadentismo
Literatura portuguesa
Mal
Mário de Sá-Carneiro
Perversão
Resumo em português
Esta tese discorre sobre como a obra do escritor português Mário de Sá-Carneiro apresenta uma ligação com o mal, tomando como sustentação teórica as discussões propostas por George Bataille, Elizabeth Roudinesco e Martin Heidegger. A tese aponta como as personagens e os eu líricos optam pelo escapismo para outras realidades, para lugares míticos e para as múltiplas identidades, como forma de serem mais livres e de burlarem as regras morais que estão postas pela sociedade portuguesa da época. É por meio deste escapismo que se tem a possibilidade de criar uma vida envolta em mistério e repleta de momentos singulares. Com a ausência de uma moral que possa tolher o indivíduo de seus mais íntimos segredos é que a literatura de Sá-Carneiro envereda para a morte, o suicídio, o crime, o incesto, o homossexualismo e outros comportamentos que podem sugerir sua ligação com o mal. Com um universo deslocado do real, os textos têm como cena as noites parisienses, os refinados e sofisticados artistas e a crença de que a arte é sagrada e que, como tal, elege seus poucos representantes, e estes passam a ter seus caminhos ungidos por tal distinção. São as relações entre o escapismo, o mistério, a morte, as perversões e a arte que dão os subsídios para a inscrição da obra de Mário de Sá-Carneiro como um receptáculo daquilo a que chamamos de literatura do mal.
Título em inglês
"Beauty, perversity, addiction and illness": a promenade in Mário de Sá-Carneiro's literature of evil
Palavras-chave em inglês
Art
Decadence
Evil
Mário de Sá-Carneiro
Perversiveness
Portuguese literature
Resumo em inglês
This paper describes how Mário de Sá-Carneiros works have a connection with evil. The theory is supported by George Bataille, Elizabeth Roudinesco and Martin Heideggers proposed discussions. The thesis notes how characters and poetic personae choose escaping to other realities, mythical places and multiple personalities as means of setting free or bending the moral rules which the Portuguese society held during that period. This escapism enables a mysterious, particular lifestyle. By lacking morals that may curb peoples most secret desires, Sá-Carneiros literature trails towards death, suicide, crime, incest, homosexuality and other unrighteous behaviors. By detaching from reality, the texts portray Parisian nights and sophisticated artists. It was believed that art was sacred and for that reason few were chosen to represent it. As a result, artists were allegedly annointed for such a distinction. The relationship between escapism, mystery, death, perversions and art shapes Mário de Sá-Carneiros work into what we call literature of evil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-08-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.