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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-24082023-172438
Documento
Autor
Nome completo
Ana Carolina Corrêa Guimarães Neves Alvarenga
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Franco, Marcia Maria de Arruda (Presidente)
Moreira, Maria Micaela Dias Pereira Ramon
Deplagne, Luciana Eleonora de Freitas Calado
Tacconi, Ana Paula Tavares Magalhães
Título em português
A educação de damas e o poder dos mitos clássicos na obra de Christine de Pizan
Palavras-chave em português
Educação Feminina
Mitologia Clássica
Recepção
Resumo em português
A recepção da Cultura Clássica na Idade Média tornou-se um campo profícuo, onde conceitos, histórias e mitos foram (re)absorvidos como sinal de cultura e conhecimento por um seleto grupo de intelectuais. No entanto, a autora Christine de Pizan (1364-1430) em sua busca para que o acesso ao conhecimento fosse permitido às mulheres - além de sua luta contra os ataques misóginos - produziu obras voltadas para a orientação das mulheres em todos os estratos sociais, de modo a que tais mulheres também pudessem ser canais de propagação como exemplos de virtude, seguindo para esse fim os modelos retirados da História, das Sagradas Escrituras e, principalmente para essa pesquisa, da Mitologia Greco-Romana, de modo que ao recepcioná-los para fins didáticos pudessem também encontrar morada junto à segura cidade fortificada erguida para resguardar as damas. A pedagogia voltada para a educação das damas em formação pela autora por vezes altera ou omite informações tradicionais dos mitos das personagens femininas gregas e latinas, mas ao fazer uso de tal ferramenta é possível realizar a transmissão de um ensinamento que seja útil para todas as mulheres e, dessa forma, todas que seguirem suas orientações, a partir do exemplum presente na obra A Cidade das Damas (1405) e do guia comportamental presente n'O Livro das Três Virtudes (1405), que trata de todos os estratos sociais e apresenta orientações precisas a cada tipo de mulher, poderão jogar o papel feminino com inteligência e virtude dentro daquela sociedade misógina de então, lançando mão da astúcia e do respeito ao enquadramento na hierarquia da monarquia cristã.
Título em inglês
Ladies’ Education and the power of Classical Myths in the work of Christine de Pizan
Palavras-chave em inglês
Classical Mythology
Female Education
Reception
Resumo em inglês
The reception of Classical Culture in the Middle Ages became a fruitful field, in which concepts, stories and myths were (re)absorbed as a sign of culture and knowledge by a select group of intellectuals. However, the author Christine de Pizan (1364-1430) in her search for access to knowledge to be allowed to women - in addition to her fight against misogynistic attacks - produced works aimed at the guidance of women in all social strata, so that such women could also be propagation channels as examples of virtue, following for this purpose the models taken from History, the Sacred Scriptures and, mainly for this research, from Greco-Roman Mythology, so that when welcoming them for didactic purposes could also find a home next to the safe fortified city erected to protect the ladies. The pedagogy focused on the education of ladies in training by the author sometimes changes or omits traditional information from the myths of Greek and Latin female characters, but by making use of such a tool it is possible to carry out the transmission of a teaching that is useful for all women and, by this way, all those who follow her guidelines, from the exemplum present in the work A Cidade das Damas (1405) and the behavioral guide present in O Livro das Três Virtudes (1405), that deals with all social strata and presents precise guidelines for each type of woman, will be able to play the female role with intelligence and virtue within that misogynistic medieval society, using cunning and respect for the hierarchy of the Christian monarchy.
 
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Data de Publicação
2023-08-24
 
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