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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2016.tde-21122016-132849
Documento
Autor
Nome completo
Roberta Almeida Prado de Figueiredo Ferraz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Jacoto, Lilian (Presidente)
Costa, Jose Horacio de Almeida Nascimento
Feijó, António Maria Maciel de Castro
Gagliardi, Caio Márcio Poletti Lui
Silva, Sofia Maria de Sousa
Título em português
Teixeira de Pascoaes revisitado: um ensaio sobre literatura e ausência
Palavras-chave em português
Literatura e ausência
Modernismo
Romantismo
Saudade
Teixeira de Pascoaes
Resumo em português
A obra de Teixeira de Pascoaes, quando lida como um todo dialogante, sugere-nos a forma de um romance da saudade, na medida em que evoca a concepção romântica do romance como livro absoluto. Neste sentido, Pascoaes é um autor vinculado às questões maiores do Romantismo inicial: a imbricação sujeito-paisagem numa arte que se quer próxima da natureza; a diluição do eu na matéria da escrita; o sonho como acesso ao real; a fundação do mundo pela poesia; e a ironia como dispositivo de ambiguação. Estes temas e questões estéticos são revisitados sob sua poética da saudade, que, trabalhada ao longo de toda a obra, permite-nos que seja lida em potente intratextualidade. A saudade é, sobretudo, uma maneira de ler o humano a partir de seus sinais de ausência; e o lugar maior de visualização e encontro com a fantasmagoria do sujeito é a literatura. Tal princípio confere aos textos pascoaesianos uma dimensão metalinguística central, já que falar do fantasma é falar da imagem, suporte da escrita. Lê-se, aqui, portanto, a obra de Pascoaes como um ensaio sobre literatura e ausência, apontando nesta obra a sua complexidade, para além de um entendimento que o reduza a um nível ideológico (saudosista) ou anacrônico (numa disputa de primazia com a modernidade de Fernando Pessoa). Num exame da obra em sua totalidade, este trabalho pretende sublinhar a densidade da poética pascoaesiana pela leitura paradoxal da existência que ela realiza, e reavaliar o complexo lugar de Pascoaes no debate estético de fim de século, num mundo que via nascer a luz elétrica e a psicanálise, e em que o mistério noturno do sujeito começava a ser questionado com mais incisão, fora da tutela religiosa, em pura experimentação estética.
Título em inglês
Teixeira de Pascoaes Revisited: an essay on literature and absence
Palavras-chave em inglês
Literature and absence
Modernism
Romanticism
Saudade
Teixeira de Pascoaes
Resumo em inglês
Teixeira de Pascoaes body of work, when observed as a whole, evokes a romantic conception of novels, as the absolute text, and suggests to readers a romance da saudade, for the author, saudade being absences potential to validate existence. In this regard, Pascoaes is connected to bigger questions in early Romanticism: the juxtaposition of the subject to the landscape as art close to nature; the dilution of the self when in written form; the dream as access to reality; the foundation of the world in poetry; and irony as an ambiguity device. These aesthetic issues and themes are revisited under his poética da saudade, a yearning for the absent love, present throughout his work, resulting in potent intratextuality. Saudade is, above all, the way to understand a person through the signs left by his or her absence. Literature offers the environment for the encounter of subject and phantasmagoria. These principles grant pascoesian texts a metalinguistic dimension, as talking about phantoms also refers to images as a support for the written text. It is therefore here, an essay about literature and absence, encompassing Pascoaes body of work, featuring its complexity beyond simplistic ideological (saudosista) or anachronic (counter positioning to Fernando Pessoas modernity) understandings. This thesis aims to examine the totality of Pascoaes oeuvre, highlighting its poetic density, the paradoxical characteristic of existence described by him, and stressing the complex positioning of the author in the aesthetic debate at the time when the world discovered electricity, psychoanalysis, and the nocturnal mystery of individuals was questioned incisively, outside religious spheres, in pure aesthetic experiment.
 
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Data de Publicação
2016-12-21
 
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