• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1997.tde-14092022-122428
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Lucia Wiltshire de Oliveira
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1997
Director
Tribunal
Santilli, Maria Apparecida de Campos Brando (Presidente)
Abdala Junior, Benjamin
Camocardi, Elêusis Mírian
Duarte, Lelia Maria Parreira
Remedios, Maria Luíza Ritzel
Título en portugués
Tempo e voz: o percurso trágico-ideológico na narrativa de José Saramago
Palabras clave en portugués
José Saramago
Literatura portuguesa
Resumen en portugués
A proposta deste trabalho é a de investigar a hipótese de uma oscilação trágico-ideológica em cinco romances de José Saramago - Levantado do chão, Memorial do convento, O ano da morte de Ricardo Reis, História do cerco de Lisboa e O evangelho segundo Jesus Cristo - através da análise das categorias literárias de tempo e voz narrativa. Valendo-se das técnicas de tratamento do tempo, o narrador organiza a matéria diegética, fixa-lhe a duração, ordena-a na seqüência do enunciado e singulariza-a ao longo do texto, atribuindo, desta forma, ordem e sentido aos acontecimentos. Como unificador do enredo, o narrador se faz ideólogo. Por outro lado, os comentários e as intervenções da voz narrante, marcam um descentramento do poder discursivo, reenviando-nos para o território da desordem, onde reinam o caos e a pluralidade. Da confluência de ambas as posturas, surge um texto entrecortado pelas questões da contemporaneidade, no qual coexistem elementos modernos e pós-modernos. Em suma, tempo, voz e texto estão estruturados na ficção de José Saramago como uma resposta da atual literatura portuguesa às perplexidades suscitadas pela cultura da pós-modernidade
Título en inglés
Não disponível
Palabras clave en inglés
Não disponível
Resumen en inglés
The present work investigates the hypothesis of a tragic and ideological oscillation in five of José Saramagos novels - Levantado do chão, Memorial do convento, O ano da morte de Ricardo Reis, História do cerco de Lisboa e O evangelho segundo Jesus Cristo - through the analysis of the literary categories of time and narrative voice. By using techniques for the treatment of time, the narrator organizes the diegetic subject-matter, sets its duration, arranges it according to the sequence of the enunciation and distinguishes it throughout the text, giving order and sense to the events. By unifying the plot, the narrator becomes an ideologist. On the other hand, the comments and interventions of the narrative voice determine a decentralization of discourse power, taking us back to the territory of chaos and plurality. A text interspersed with contemporary matters and marked by the blending of modernist and postmodernist elements emerges from the crossing-point of both postures. In a word, time, voice and text are built in José Saramagos fiction as an answer from presente-day Portuguese Literature to the perplexities arisen by postmodernist culture
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.